Um futuro mais presente
por Shakira Mebarak
Artista socialmente comprometido
Desde sempre, o que me deu força como pessoa e como artista tem sido a confiança que meus pais me injetaram. Cresci pensando que poderia chegar a qualquer lugar, e que tudo era possível. E como eu também tive uma educação de qualidade, tudo isso me deu a oportunidade de ser o que sou agora.
Aos oito anos, aconteceu algo que me marcou para sempre. Meu pai teve um recuo econômico nos negócios. Com essa crise que teve que enfrentar a minha família, aprendi muitas coisas.
Também me lembro que uma tarde que meus pais me levaram para um parque onde havia crianças sem-teto, com os pés descalços. Naquele momento, prometi-me que um dia, se eu tivesse sucesso, não só reivindicaria economicamente e socialmente a minha família, mas também faria algo por essas crianças.
“Eu era muito jovem quando eu estava convencida de que a educação era a única saída”.
Durante a minha infância e adolescência na Colômbia, descobri que milhares de crianças e jovens da minha idade estavam sozinhos, que sentem fome, que viviam a violência, o frio das noites e não contavam com uma escola, aquele lugar onde se sentia protegido. Há 52 milhões de crianças que vivem na pobreza na América Latina. Esta ideia sempre foi insuportável para mim, e quando criança estava convencida de que a educação era a única saída. Porque só em uma escola é onde uma criança pode crescer, brincar, aprender e viver completamente sua infância. Somente quando você recebe uma educação adequada, você pode ter um futuro decente. É óbvio que nenhuma criança sonha em ser violenta ou em ser um narcotraficante; Eles têm sonhos mais puros: professor, advogado, médico, piloto.
Felizmente, a erradicação da pobreza é possível. E é estudado por economistas como o americano Jeffrey Sachs ou Prêmios Nobel James Heckman. Na verdade, muitos estudos revelam que o investimento humano com maior retorno à sociedade é a educação. Educar essas crianças é conseguir países mais estáveis e prósperos. Garantir a igualdade de oportunidades é a única coisa que pode nos dar uma sociedade em paz. Mas tudo isso não depende de uma única pessoa, de um presidente ou de um ministro da educação, mas de uma grande aliança entre os setores público e privado.
“Nossas sete escolas abertas na Colômbia proporcionam às crianças instalações de primeira classe”.
Graças ao apoio financeiro de parceiros como a Fundação Bancaria “La Caixa” e a Fundação FC Barcelona, as nossas sete escolas abertas na Colômbia que proporcionam à essas crianças instalações de primeira classe, bem como programas como Jovens Empreendedores de “La Caixa” Obra Social, para que eles possam transformar suas idéias em realidade, e FutbolNet, que ensina valores e reduz a violência através do esporte. Dessa forma, podemos garantir que todas as crianças tenham oportunidades iguais para ter sucesso na vida.
Para eles, uma escola no meio de um bairro problemático e pobre é um oásis. Tem uma força transformadora única. E isso é o que me deixou tão apaixonado por esse assunto com a Fundação Pies Descalzos. Eu vi que todos os esforços investidos na educação são duplicados e triplicados em satisfações. Você vê como eles progridem, eles vão para a faculdade e eles se livram desse círculo de pobreza. E isso para mim é uma conquista maior do que ganhar um Grammy. É como semear sementes em solo fértil: é o trabalho de educar.