The Guardian: A Loba ainda tem dentes afiados - Shakira EDW Tour

The Guardian: A Loba ainda tem dentes afiados – Shakira EDW Tour

No dia 11 de Junho Shakira fez sua volta triunfal a Londres

O prestigiado jornal Britânico The Guardian realizou uma resenha sobre o show de Shakira em Londres na O2 Arena. A El Dorado World Tour recebeu a qualificação de 4 estrelas (de 5), e isso com certeza é ótimo.

O Portal Shakira realizou a cobertura do show confira aqui. 

Confira abaixo a resenha com tradução livre:

 Shakira – A loba ainda tem dentes afiados

Ressurgida após re-abraçar o pop de língua espanhola, a superstar colombiana ainda dá tudo para seus sucessos anglófonos.

https://www.instagram.com/p/BjkvoCSBzmA/?taken-by=portalshakira

Não há escassez de mulheres alfa preenchendo os grandes locais do mundo neste verão. Shakira chega para seu primeiro encontro britânico desde 2010, Taylor Swift, Katy Perry e Beyoncé (realizando com Jay-Z) estão no Reino Unido esta semana, e Britney Spears estará aqui em agosto. De todos eles, no entanto, apenas uma fez um discurso no Fórum Econômico Mundial no ano passado, depois de receber um prêmio por seu trabalho na educação infantil.

Essa não é a única coisa que distingue Shakira de seus pares – a cantora é uma figura formadora no mainstreaming da música latina, tendo aberto o caminho para a atual onipresença de Luis Fonsi e seu colega colombiano J Balvin, cujo sucesso, por sua vez, forneceu uma plataforma de lançamento para seu retorno.

Seus anos longe do circuito ao vivo foram consumidos pela criação dos filhos e pela mudança para Barcelona, a cidade natal de seu parceiro, o jogador de futebol Gerard Piqué. (Hoje à noite, ela vira a guitarra para exibir uma foto de Piqué e seus filhos nas costas ). Seu álbum de língua inglesa auto-intitulado alcançou o número 2 nos EUA em 2014, apesar de não ter sido apoiado por uma turnê, mas foi principalmente o registro espanhol de El Dorado, em 2017, que marcou o início real de seu retorno.

Ela ainda pode preencher arenas, embora grande parte da multidão de hoje pareça ser tirada da população colombiana do sul de Londres, que recebe com grande entusiasmo os sucessos do catálogo anterior, como La Tortura e Dónde Estás Corazón. O setlist distorce o espanhol, e sabiamente, dada a reação a canções como Me Enamoré e seu recente empreendimento no reggaeton, Chantaje. Alguma coisa de sucessos em inglês como Hips Don’t Lie e seu dueto de 2014 com Rihanna, Can’t Remember to Forget You, não excita a mesma alegria e agita bandeiras colombianas como, por exemplo, as sentimentais Antologia e Tú.

Aí está a questão que paira sobre a turnê do El Dorado: ela pode enfatizar sua identidade latina se envolvendo no reggaeton e mantendo os falantes de inglês que vieram a bordo durante a era dos grandes sucessos pop como Hips Don’t Lie e She Wolf? Shakira certamente tem uma boa chance nisso aqui. Sua última grande canção pop foi seu dueto com Rihanna (que tem um novo toque hoje à noite, com Shakira tocando bateria e Rihanna aparece nas telões), então o tour não tem o calor branco que envolve um artista em uma sequência quente, mas o conjunto borbulha em um ritmo tremendo.

É apropriado que a segunda música desta noite, She Wolf, comece com ela lutando contra as correntes que prendem seus pulsos antes de se libertarem – Shakira, destemida e cheia de espinhos, é positivamente lupina em seu poder e lisura. No outro momento ela está fazendo rituais padrões de arenas (pedindo às garotas da casa para uivarem o coro de She Wolf, e pedindo que a multidão grite a palavra “chantaje”) e depois ela está reforçando suas ligações com a Colômbia com um vídeo representando a Deusa Mãe Bachué. Dança do ventre, longa característica de seus shows, é uma homenagem à herança libanesa de seu pai, com uma máscara de ouro na parte de trás de sua cabeça.

https://www.instagram.com/p/BjyE08EF2NA/?taken-by=portalshakira

“Alguns meses atrás, eu achava que nunca mais voltaria a cantar para vocês”, diz ela, aludindo a uma hemorragia nas cordas vocais que forçou o adiamento das datas de abertura da turnê. “Mas milagres existem.”

Por muito tempo ela pode uivar.

https://www.instagram.com/p/Bj7jOlXBXMS/?taken-by=portalshakira

E Aí gostaram da resenha? Leia o texto original em inglês aqui. 

Vale lembrar que o show foi Sold Out e mais de 15 mil pessoas viram a volta da loba. Shakira fez questão de comemorar!

Não havia espaço para uma agulha hoje à noite no @ TheO2 em Londres. Obrigado por cantar todas as minhas músicas, seja em espanhol ou inglês. Você me fez sentir em casa. Shak

Os shows no Brasil estão marcados para o dia 21 de outubro, no Allianz Parque (São Paulo – SP), e no dia 23 de outubro, na Arena do Grêmio (Porto Alegre). Clique aqui para saber os preços dos ingressos dos shows de Shakira em São Paulo e Porto Alegre.

Entre no clima e decore todas as letras da setlist da El Dorado World Tour com a playlist abaixo:

Ouça a playlist “Shakira – El Dorado World Tour”:

Você Pode Gostar!

Mais do autor