Este foi o ano de maior sucesso da cantora colombiana Shakira, após o lançamento de seus singles ‘Loca’ e ‘Waka Waka’, temas que deram início ao grande disco de sucesso ‘Sale el Sol’.
Mas seus sucesso e influência vão muito mais além do mundo latino, já que seus temas já chegaram a ser número 1 nas listas de mais de 50 países. Shakira é conhecida por sua beleza, por sua voz característica e, especialmente, por sua sensualidade e arte dançando.
Um pouco da história
Em 1996 começou seu destaque musical com o álbum ‘Pies Descalzos’ e é esse o nome da fundação que criou algum tempo depois. Com esta obra social, conseguiu construir escolas, tirar as crianças das ruas, cuidar da alimentação delas, oferecer trabalho a seus pais e melhorar a comunidade.
A cantora é representante, desde 2006, da Fundação ALAS (América Latina em Ação Solidária), que também reúne estrelas como Calle 13, Ricky Martin, entre outros.
Por seu talento e qualidades solidárias, se transformou na primeira colombiana que recebeu uma estrela na Calçada da Fama de Holywood. Ela disse:
“Eu gostaria de dedicar isso à comunidade latina nos Estados Unidos, um grupo que trabalha incansávelmente, que sonha cada dia para fazer deste um país melhor”.
No dia seguinte que ganhou a estrela, foi homenageada pelas Academia do Grammy Latino como ‘Pessoa do Ano’. Recebeu o prêmio das mãos de Marc Anthony ao término de uma noite com a força e energia de Alejandra Guzman e Natalia Jimenez, que interpretaram ‘Ciega, Sordomuda” em um dos salões do Centro de Convenções do Hotel Mandalay Bay, de Las Vegas, diante de mais de mil pessoas.
Mas seu sucesso não parou ali. No último dia 12 de dezembro, foi realizada a premiação dos ’40 Principales’ na Espanha, onde Shakira levou o prêmio de ‘melhor artista em língua espanhola’ e de ‘artista latina mais importante e influente no mundo’. Na festa da premiação, apresentou um espetáculo que foi aplaudido pela multidão.
Os singles
‘Loca’: Este tema é uma adaptação que Shakira realizou de uma canção de merengue urbano ‘Loca con su tiguere’, do dominicano EdwardBello, conhecido como El Cata. Este hit se transformou em um dos grandes sucessos da colombiana, sendo número 1 em mais de 33 países. Só o single vendeu mais de 5 milhões de cópias.
‘Sale el Sol’: Segundo single e tema que dá nome ao álbum. O vídeoclipe estreou oficialmente em 3 de fevereiro de 2011, junto com o documentário ‘Hagamos que salga el sol”, ambos dirigidos por Jaume de Laiguana. Em 8 de fevereiro estreou no YouTube, chegando rapidamente a um milhão de visitas a poucas horas de sua estréia.
‘Rabiosa’: Em 18 de abril estreou o terceiro single, ‘Rabiosa’, que conta com a participação de El Cata na versão em espanhol e de Pitbull na versão em inglês. A cançao tem a particularidade de que não foi apresentada em nenhum show da Turnê Sale el Sol. Na gravação do vídeoclipe participou o ator e jornalista espanhol David Moreno.
‘Antes de las seis’: Em 21 de outubro de 2011 estreou o quarto single do álbum, que marcou a volta de Shakira no estilo balada. O vídeo estreou em 2 de novembro e faz parte da promoção do DVD de Shakira, ‘Live from Paris’, onde ela interpreta a canção com um vestido azul, acompanhado do efeito de neve no palco de Paris, durante a sua Turnê Sale el Sol.