Em comemoração à notícia da chegada da El Dorado World Tour às telas dos cinema em vários países, no mês de novembro, queremos trazer para vocês, shakifãs, alguns detalhes desta maravilhosa turnê, de nossa diva colombiana.
Shakira sabe como intensificar sua turnê de shows ao vivo, utilizando sabiamente palcos multimídia. Sua última turnê, a El Dorado World Tour, é um exemplo importante de trazer sob o mesmo teto alguns dos mais notáveis mestres da indústria, incluindo profissionais renomados do estúdio de design Vita Motus e artistas de mídia digital do estúdio de mídia interativa Sila Sveta.
Pense na última vez que você foi a um show, participou de um festival de música de nível superior ou teve a sorte de assistir a uma apresentação da turnê de seu artista ou banda favorita. Apostamos que você estava lá, não apenas para ouvi-los cantar, mas também para ver o show com seus próprios olhos.
O elemento visual de qualquer apresentação musical é, sem dúvida, parte integrante do espetáculo – é isso que torna cada apresentação uma experiência imersiva única, atrai novos públicos e, eventualmente, preenche os feeds de mídia social de todos.
Desnecessário dizer que a indústria de design de palco não fica intocada pela digitalização – praticamente qualquer superfície do palco agora pode ser transformada em uma tela ou tela de LED para mapeamento de projeção. Isso oferece às empresas de design de palco inúmeras oportunidades para transformar a aparência do palco sem a transformação física real do conjunto. Mundos virtuais imersivos mudam com o clique de um botão, adaptando-se às necessidades de diferentes artistas e humor de vários estilos musicais. Não é preciso tempo para transformar visualmente o set de uma banda de heavy metal, depois que uma balada lírica foi executada no mesmo palco. Essa é a tarefa crucial para as empresas de produção de conteúdo multimídia – tirar o máximo proveito da configuração proposta ou desenvolver uma nova e criar uma solução versátil que complementará o design geral do palco.
Alguns dos maiores shows musicais do mundo costumam receber tanta atenção em seus projetos quanto na própria performance. A apresentação de músicas da Eurovision, por exemplo, é um dos principais exemplos de como uma configuração de palco versátil pode ser usada para inúmeras apresentações, criando um cenário único para cada uma delas com a ajuda de tecnologias multimídia. Mapeamento de projeção, telas de LED por toda parte, designs de iluminação complicados, conteúdo multimídia sob medida, soluções cinéticas e configurações personalizadas para cada música – é isso que torna todo o evento uma experiência única e faz de cada edição do concurso internacional de música uma referência para futuros shows musicais e festivais em todo o mundo.
Outro ótimo exemplo de um show espetacular que atrai inevitavelmente grande parte da atenção do público é o Super Bowl Halftime Show. Mais uma vez, a forma como o programa é projetado é tão importante quanto quem está se apresentando: novas tecnologias e ferramentas multimídia não recebem menos agitação social do que a própria programação, roupas de celebridades e outros itens. Um palco inacreditavelmente complexo é geralmente erguido em questão de minutos, o que torna a tarefa ainda mais desafiadora para os produtores, designers de palco e técnicos – a estrutura modular deve obedecer ao status e à escala do evento, ser visível para o enorme público do estádio e apelar para os espectadores de transmissão ao vivo ao mesmo tempo.
Shakira pode se apresentar na 54ª Edição do Super Bowl, em 2020. Saiba mais aqui.
Não é de se surpreender que os artistas abordem não apenas profissionais de design de palco e empresas de produção, mas também estúdios de design multimídia, ao planejar grandes turnês de concertos. Para os artistas, o conteúdo digital criativo é uma ferramenta poderosa que pode transformar o palco e adicionar um toque pessoal, independentemente da cidade onde um determinado show é realizado. O design de palco flexível e o conteúdo adaptável permitem recriar a aparência pretendida do show, independentemente de onde ele é exibido. Dessa forma, fãs de todo o mundo têm a oportunidade de testemunhar o desempenho de maneira unificada e compartilhar a mesma experiência universalmente. Uma sinergia de flexibilidade e universalização é o que torna o conteúdo multimídia a melhor ferramenta para aprimorar os cenários.
O estúdio de mídia internacional Sila Sveta sempre se interessou em trabalhar com artistas, músicos e grandes festivais. No final, o design do palco foi o que inspirou a criação da empresa, e o palco em geral sempre foi um playground para o estúdio experimentar novas idéias criativas e testar novas tecnologias. Sila Sveta se orgulha de ter alguns grandes nomes do mundo da música internacional no portfólio – o estúdio estava envolvido no desenvolvimento de conteúdo digital para Drake, Halsey, Lindsey Stirling, J. Cole, The Neighborhood, Big Gigantic e outros. O conteúdo multimídia de Sila Sveta foi visto no Coachella Festival, no Eurovision Song Contest e em outros grandes eventos ao redor do mundo.
Shakira é uma das mais recentes estrelas internacionais a se juntar à lista. O nome dela é traduzido do árabe como “cheio de graça”. Nascida na Columbia, tornou-se famosa mundialmente por sua música contagiante e coreografia sensual. Ela entregou dezenas de hits globais durante sua carreira. A talentosa cantora realizou no ano passado a sua turnê mundial, a El Dorado World Tour, em apoio ao seu último álbum de estúdio, El Dorado. A turnê foi um grande exemplo de como o design multimídia se destaca na estrutura de palco requintada usada como tela para a turnê sensacional de um artista carismático .
Sila Sveta foi convidada a se juntar à equipe do projeto para contribuir com a experiência visual geral, desenvolvendo conteúdo multimídia sob medida, inspirado em alguns dos maiores sucessos de Shakira. O conteúdo multimídia de Sila Sveta, criado exclusivamente para várias músicas apresentadas durante o show, completa o design do palco da turnê criado por Vita Motus – uma empresa de design de produção multidisciplinar que trabalha com os artistas, festivais e marcas mais influentes da atualidade. Aqui está o que eles dizem sobre o projeto:
“O palco da El Dorado exigiu escala e presença poderosas para preencher as arenas, enquanto exaltava a silhueta de Shakira. O LED cuidadosamente coberto no chão e no palco transmitem a história do álbum, cada música sendo tratada com estilo e colorida individualmente para compor um todo coeso e climático ”.
As três mega telas ao fundo do palco atuam como pano de fundo universal para o concerto – o conteúdo do palco multimídia e o cenário de iluminação criam um cenário único para cada música. A configuração do palco é estritamente simétrica, mas o formato das telas não é convencional – esse recurso distintivo ajuda a criar uma imagem memorável de todo o show, mas permite flexibilidade suficiente ao mesmo tempo. Outra tela é montada em um longo pódio no chão, proporcionando mais espaço para imagens vívidas.
Trabalhando em estreita colaboração com Vita Motus, responsável pela direção criativa geral do show, além de responder às necessidades do artista, Sila Sveta desenvolveu visuais coloridos que coordenam perfeitamente com o estilo geral do show e respondem ao estilo de cada música. Como resultado, a colaboração criativa de várias partes envolvidas na produção do show resultou na criação de uma experiência verdadeiramente inesquecível, uma mistura vívida de música de sucesso sensacional e criatividade de ponta.
Confira uma entrevista exclusiva com a Vita Motus, empresa de design de produção multidisciplinar famosa por seu trabalho com Shakira e outros artistas, como Kendrick Lamar, Halsey, Die Antwoord.
Seguindo pelo processo normal de desenvolvimento e implementação do design do palco: como os esboços iniciais são desenvolvidos e discutidos com o cliente, que está envolvido e quanto tempo existe entre o projeto e o primeiro show?
Há muito pouca uniformidade no processo, pois depende totalmente de fatores como nível de envolvimento do cliente, cronograma desde o momento em que ele nos envolve no lançamento e o escopo e natureza mais geral do projeto.
Sempre há a reunião inicial do projeto criativo, onde reunimos orientações, limitações e considerações. Com base nessas informações, criamos de um a três conceitos para o cliente revisar. Depois de revisar e decidir o que mais gosta, refinamos o design vencedor. Einstein disse uma vez: “A inovação não é o produto do pensamento lógico, embora o resultado esteja atrelado à estrutura lógica”. Nós nos esforçamos para projetar como ninguém antes, mas eles garantem que ela possa ser executada.
Em que estágio os estúdios de produção de conteúdo se juntam ao processo? Eles têm liberdade na expressão criativa ou possuem um briefing específico?
As agências de mídia terão maior ou menor liberdade de expressão, dependendo do projeto e do cliente. Alguns artistas chegam até nós com idéias muito específicas sobre o tipo de visual que estão visualizando, e procuramos a casa de mídia para nos ajudar a criá-lo. Nós tendemos a ter um guarda-chuva criativo sobre o conceito inicial e, em seguida, convencemos a assessoria de imprensa a direcionar as minúcias da mídia.
Como foi no caso de Shakira?
Para Shakira, passamos meses com humor abordando looks específicos que ela queria para cada música. Como havia tantos e os prazos eram apertados, dividimos as músicas entre várias empresas de mídia. Tínhamos Sila Sveta e outra empresa conosco durante os ensaios para fazer revisões ao vivo, conforme necessário.
A El Dorado World Tour, que nos deixou saudades, chegará aos cinemas em 13 de novembro! Clique aqui para mais informações.
Marque sua presença nos cinemas, em nosso evento, clicando aqui.
Deixe nos comentários o cinema de sua cidade onde você irá assistir este show incrível!