She Wolf (intitulado como Loba em regiões hispânicas) é o oitavo álbum de estúdio da artista colombiana Shakira. O seu lançamento ocorreu 9 de outubro de 2009, através da Epic Records e da Sony Music Latin. Musicalmente, o disco introduz uma mudança do pop latino e do pop rock, explorados anteriormente por Shakira, e explora o electropop com influências do folk e da música do mundo. Como produtoras executivas do álbum, Shakira e Amanda Ghost colaboraram com diversos profissionais, incluindo The Neptunes, John Hill, Wyclef Jean, Lukas Burton, Future Cut, Jerry Duplessis e Timbaland.
She Wolf recebeu análises geralmente positivas da mídia especializada, a qual prezou a natureza distinta do álbum e a originalidade de Shakira. Comercialmente, obteve um bom desempenho, atingindo a liderança nas tabelas da Argentina, da Irlanda, da Itália, do México e da Suíça, enquanto listou-se entre os cinco mais vendidos na Alemanha, na Espanha e no Reino Unido. Nos Estados Unidos, estreou na posição de número quinze na Billboard 200, tornando-se o primeiro álbum de Shakira a não atingir as dez primeiras posições desde Dónde Están los Ladrones? (1998). Mundialmente, vendeu mais dois milhões de cópias.
Para promover o disco, quatro singles foram lançados. O primeiro, a faixa-título, foi um sucesso comercial e alcançou as dez primeiras posições em vários países. “Did It Again” foi lançada mundialmente como o segundo single do disco, exceto nos Estados Unidos, onde o foi substituído por “Give It Up to Me”; ambos os singles alcançaram um desempenho moderado. A quarta e última faixa de trabalho foi “Gypsy”, que obteve um bom desempenho comercialmente. Como forma de divulgação do material, Shakira apresentou diversas faixas do disco em programas televisivos, e embarcou na turnê The Sun Comes Out no final de 2010, que também divulgou Sale el Sol, seu disco subsequente.
Antecedentes e desenvolvimento
Em 2005, Shakira alcançou sucesso internacional com o lançamento de seu quarto e quinto álbuns de estúdio, Fijación Oral, Vol. 1 e Oral Fixation, Vol. 2, que gerou os singles “La Tortura” e “Hips Don’t Lie”, respectivamente, que tornaram-se sucessos comerciais. Para divulgar os dois materiais, ela embarcou na turnê Oral Fixation (2006-07), que arrecadou mais de US$ 100.000.000. Um ano após a digressão ser concluída, a artista assinou um contrato de 10 anos com a Live Nation, o que levou a Forbes lhe considerar como a quarta cantora mais bem paga da história.
Mais tarde, Shakira começou a trabalhar em She Wolf, que foi gravado principalmente no estúdio Compass Point, situado nas Bahamas. Em entrevista à revista musical Rolling Stone, Shakira disse que escolheu especificamente este estúdio após descobrir que ele já havia sido utilizado para sessões de gravação de artistas como Bob Marley, The Cure e AC/DC, de quem ela é fã. Ao contrário da maioria de seus projetos anteriores, que eram predominantemente compostos por estilos como o pop latino e o pop rock, She Wolf é um álbum electropop com influências musicais da música do mundo. Quando questionada pelo motivo das influências eletrônicas do álbum, Shakira respondeu:
“Eu fiquei bastante curiosa e intrigada sobre o mundo do electropop, e tudo tem seu tempo. Eu queria ter certeza de que este álbum era muito baixo e de que ele iria fazer pouco sucesso, e eu queria me concentrar na batida. Mas a minha música, até certo ponto, é muito complexa — porque eu sempre tento experimentar sons de outras partes do mundo”.
Explicando o significado do título, Shakira disse que
“loba é a mulher do nosso tempo. A mulher que sabe o que quer e que é livre de preconceitos e ideias preconcebidas. Ela defende seus desejos mais profundos, com dentes e garras, como um animal selvagem”
Shakira e Amanda Ghost foram as produtoras executivas do álbum e escolheram diversos profissionais para produzir as faixas, como Pharrell Williams, membro do duo produtor The Neptunes; ele co-compôs quatro das faixas do álbum, ao lado de Shakira. Outros colaboradores incluem John Hill, Sam Endicott, e Timbaland. Shakira disse mais tarde que a sua colaboração com Williams a ajudou a aprender muito, observando que “quando você colabora com alguém, você sempre tenta capturar algo da outra pessoa, e eu aprendi muito com o método dele”. A artista revelou que Williams e Chad Hugo — o segundo membro do The Neptunes — prepararam quatro faixas em cinco dias, e comentou que “o que foi interessante é que ele é muito rápido e imediato no estúdio, e eu sou um pouco mais lenta [em comparação a ele]”.
Endicott, músico e vocalista da banda pós-punk estadunidense The Bravery, foi chamado pessoalmente por Shakira para co-compor a faixa-título do álbum, juntamente com Hill. Ele explicou como os dois começaram a trabalhar na faixa, dizendo que “[ao entrar] em contato com ele [Hill], perguntei se ele já tinha alguma coisa. Ele não tinha nada em mente. Nós apenas fizemos a coisa de forma independente, e então ela gostou muito, e cantou sobre isso. Ela usou algumas das melodias que colocamos lá dentro e, em seguida, escreveu essas letras malucas sobre ser um lobisomem. E foi assim que aconteceu”. O rapper haitiano Wyclef Jean, que já havia colaborado com Shakira como artista convidado em “Hips Don’t Lie”, falou sobre sua química com ela, dizendo: “Eu tenho uma química natural com Shakira. Eu amo a vibração latina. A vibração libanesa. Adoro o aspecto multicultural do CD. Nos dias de hoje, é difícil você pegar um CD e amá-lo do começo ao fim. Shakira representa por completo ‘você tocar o CD, e ele todo arrasar'”. Em She Wolf, Jean aparece como um artista convidado na faixa “Spy”.
Faixas do álbum (primeira versão):
Músicas adicionadas em outras versões:
“Give It Up to Me” (com Lil Wayne)”; “Did It Again” (Remix com Kid Cudi)”;”Lo Hecho Está Hecho” (Remix) (com Pitbull).
Vídeo oficiais: