Shakira será reconhecida como “Agente de Mudança” no Premios Juventud da Univision ainda este mês, anunciou a organização exclusivamente para o ET na quinta-feira.
O prêmio reconhece o trabalho beneficente da cantora com a educação, nutrição e artes infantis. A Univision também citou seu foco no empoderamento feminino dentro de cada causa, bem como sua Fundação Pies Descalzos na Colômbia. A organização trabalha para garantir que todas as crianças colombianas tenham acesso à educação.
“Meu sonho é poder continuar crescendo e construindo muitas mais escolas, obter mais recursos tanto do governo quanto do setor privado, e que cada dia mais pessoas entendam que a educação é realmente esse ‘Agente de Mudança'”, disse Shakira à apresentadora de TV Alejandra Espinoza em uma entrevista. “Também vimos isso, vi com meus próprios olhos, desde que começamos a trabalhar com a fundação, acompanhamos crianças que vivem em condições de extrema pobreza e conflito, e são crianças que hoje já são adolescentes, que se formaram e estão na universidade. Eles transformaram suas vidas e conseguiram pelo menos ter as oportunidades ou as ferramentas para sair, quebrar aquele ciclo vicioso da pobreza.”
O Premios Juventud retornará a Porto Rico pela segunda vez este ano e será transmitido ao vivo do histórico Coliseo de Puerto Rico José Miguel Agrelot.
“Nos últimos 6 anos, o Premios Juventud não apenas celebrou música, moda e cultura pop em geral, mas também se comprometeu a destacar agentes de mudança, tanto artistas quanto jovens que estão usando suas plataformas para o bem comum”, diz o comunicado da Univision.
Neste ano, a organização também reconhecerá Camila Cabello. Os homenageados anteriores incluem Jesse & Joy, Maluma, Daddy Yankee, J Balvin, Kany Garcia, Fundação Jenni Rivera, Ricky Martin, Becky G, Pitbull, Juanpa Zurita e Wisin y Yandel.
“A maior felicidade e satisfação pessoal que alguém pode sentir na vida é ajudar uma criança a realizar seus sonhos. É nossa obrigação como sociedade ajudá-las”, disse Shakira em um comunicado. “A educação não é um luxo, é um direito que deve ser protegido pela sociedade e defendido pelo estado.”
“O trabalho da Pies Descalzos não apenas beneficiou crianças, mas também ajudou pais e professores, além de gerar empregos nas áreas onde as escolas estão localizadas”, continuou o comunicado da Univision. “Uma das abordagens da fundação, que a destaca, é seu foco em alimentar essas crianças, pois a desnutrição é um problema sério nessas áreas. O foco principal da fundação é transformar comunidades para melhor.”
O comunicado prosseguiu: “O talento e as contribuições de Shakira como artista são indiscutíveis, mas seu trabalho filantrópico é ainda maior. A fundação é um projeto de transformação, não apenas para crianças, mas para comunidades inteiras e, portanto, algo que impacta uma região inteira e, esperamos, o futuro de um país inteiro.”
Shakira já recebeu 15 Premios Juventud e este ano tem nove indicações: Artista Feminina Jovem, Melhor Música Para Meu Ex, Girl Power, Melhor Faixa Urbana, Melhor Música Pop/urbana, Melhor Colaboração Pop/urbana, Melhor Colaboração Pop/urbana e Tropical Mix.