Shakira Retrospectiva 2007

2007 foi um ano cheio para Shakira. O ano em que a colombiana mais famosa do mundo completou 30 anos foi repleto de emoções e, para relembrar os melhores momentos, o Portal Shakira traz para você uma retrospectiva.

A Turnê

O ano começou para Shakira com a última fase de sua turnê Oral Fixation, que agora atingiria a Europa. Patrocinada pela companhia automobilística SEAT, Shakira percorreu o velho continente cantando os maiores sucessos de sua carreira. A parceria entre a cantora e a empresa renderia também um carro desenhado pela própria Shakira e comerciais de TV que, embalados pela faixa ‘Pure Intuition’, ajudariam a impulsionar o quinto single do álbum Fijación Oral Vol. 1, que alcançou a primeira posição em todos os países hispano-falantes.

Porém, nem tudo foram flores na turnê de Shakira. Reclamando do frio do continente europeu, Shakira foi atingida por uma infecção na garganta na data de seu aniversário, poucos dias antes de sua primeira performance no Grammy. Com alguns shows cancelados, Shakira conseguiu se recuperar a tempo da performance de ‘Hips Don’t Lie’ no Grammy, embora não tenho levado para casa o prêmio de Melhor Colaboração com Vocais ao qual concorria.

Após se apresentar em lugares como Índia e Egito, Shakira encerrou sua turnê com a triunfante performance no Zócalo do México, onde reuniu a marca assombrosa de 210 mil pessoas.

Duetos

2007 também foi o ano dos duetos para Shakira. A cantora, que lançou ‘Te Lo Agradesco Pero No’, dueto com Alejandro Sanz no fim de 2006, iniciou o ano tornando verdadeiros os boatos de uma canção em parceria com Beyoncé. O resultado do esforço mútuo foi o hit ‘Beautiful Liar’, que soou forte e alcançou a primeira posição em mais de 15 países. Outro sucesso lançado no mesmo ano foi a regravação da faixa ‘Si Tu No Vuelves’, regravação do sucesso de Miguel Bosé incluída no novo disco de duetos do cantor.

Cinema

Shakira também se aventurou no cinema no ano de 2007. Depois de rumores sobre sua participação na versão cinematográfica para a novela ‘O Amor em Tempos de Cólera’, de Gabriel Garcia Márquez, Shakira foi convidada pessoalmente pelo escritor para preparar duas canções para a trilha sonora do filme. Além das faixas, Shakira também incluiu na trilha ‘Pienso en Ti’, originalmente presente em seu álbum ‘Pies Descalzos’. O sucesso do longa-metragem e de suas canções atingiu público e crítica, dando a Shakira sua primeira indicação ao Globo de Ouro, pela faixa ‘La Despedida’, que também tem chances de ser indicada ao Oscar.

Filantropia

Shakira também explorou toda a sua veia caridosa ao longo do ano. Durante a promoção de sua turnê européia, a cantora reverteu para sua Fundação Pies Descalzos a renda arrecadada com o leilão do León Cupra, carro desenhado por ela mesma. Além disso, Shakira se apresentou em uma série de eventos, tais como o ‘Giving – Live at The Apollo’, produzido em parceria entre a MTV e a Fundação Pies Descalzos; o ‘One X One’, no Canadá; a versão européia do Tele Ton e o Live Earth.

Ela também se encontrou com o presidente Bill Clinton e anunciou a doação de 40 milhões dólares para ações sociais da América Latina. À frente de sua Fundação ALAS, ainda, Shakira planejou uma série de eventos beneficentes para o próximo ano e gravou diversos comerciais de TV pedindo o apoio da população às suas causas. Para fechar o ano, Shakira organizou um leilão de objetos pessoais para arrecadar fundos para sua fundação e visitou Bangladesh, como parte de seus compromissos como embaixadora da boa vontade da UNICEF.

Férias

Com o fim de sua turnê, Shakira tratou de aproveitar ao máximo suas tão esperadas férias. Avessa a badalações, Shakira foi captada por paparazzi em dez eventos diferentes em cerca de quinze dias, entre restaurantes, boates, shoppings e espetáculos musicais e cinematográficos.

Shakira também aproveitou seu tempo livre para estudar. A cantora, que nunca escondeu seu desejo de cursar a universidade, se matriculou num curso de verão da renomada universidade americana UCLA. Durante o curso, que tratava de civilizações antigas, Shakira conseguiu passar despercebida a não ser pelo se interesse e dedicação às aulas.

Projetos

Embora não tenha lançado álbuns inéditos, Shakira produziu bastante material ao longo do ano. Além das canções para o filme de Gabriel Garcia Márquez, Shakira também gravou inúmeros comerciais para a Panasonic, lançou sua própria camiseta com o selo do Hard Rock Cafe, e encerrou o ano com o lançamento do DVD ‘Oral Fixation Tour’, que traz um show inteiro da última turnê de Shakira.

Em 2007, Shakira chegou à marca de 40 milhões de cópias vendidas, números que deixam claro o apelo comercial que a colombiana tem junto ao público, seja ele latino ou não. Os oito prêmios ganhos num ano sem lançamento de material inédito também asseguram o prestígio do qual a cantora desfruta em meio no meio musical. Pronta para iniciar os preparativos para um novo disco no segundo trimestre de 2008, aquela que foi eleita a 4° artista mais bem-sucedida da década não deixa dúvidas sobre seu talento, embora seja completamente imprevisível imaginar seu próximo passo.

Você Pode Gostar!

Mais do autor