O Grammy Museum, localizado em Los Angeles, abrirá no dia 4 de março uma exposição interativa sobre a carreira musical de Shakira que incluirá objetos de seu arquivo pessoal, três filmes e um espaço imersivo inspirado em sua turnê “El Dorado”.
Leia abaixo o anúncio:
Com uma carreira de mais de três décadas, Shakira, vencedora de vários GRAMMY e Latin GRAMMY, estabeleceu-se firmemente como cantora, compositora, produtora, dançarina, artista visual, filantropa e ícone global. Para mostrar o duradouro legado criativo de Shakira, o GRAMMY Museum orgulhosamente apresenta Shakira, Shakira: The GRAMMY Museum Experience, com abertura no sábado, 4 de março. A exposição estará em exibição na Galeria de Música Latina permanente do Museu.
“É uma honra ter a jornada da minha carreira exibida no Museu do GRAMMY”, disse Shakira. “Estas peças são um testemunho de tantos momentos inesquecíveis que aprecio e estou muito feliz por poder reviver essas memórias com aqueles que me apoiaram e continuam a apoiar como artista.”
Este anúncio vem logo após o último lançamento de Shakira com o produtor argentino e DJ Bizarrap, “SHAKIRA || BZRP Music Sessions #53”, que fez história. Com o maior número de streams em um único dia para uma música em espanhol, ela arrecadou mais de 14 milhões de streams nas primeiras 24 horas e se tornou a música latina mais rápida a atingir 100 milhões de streams. A música estreou em 9º lugar na Billboard Hot 100 é outro momento histórico para Shakira, pois ela é a primeira mulher solo a chegar ao Top 10 da parada com uma música gravada em espanhol. Ela também quebrou o recorde de ouvintes mensais de um artista latino na história do Spotify. O vídeo acumulou 160 milhões de visualizações no YouTube na primeira semana.
Shakira, Shakira explora a evolução musical da artista, desde suas origens como uma cantora e compositora amante do rock latino em Barranquilla, Colômbia, até uma superestrela global cujo catálogo abrange vários gêneros, de bhangra e bachata a rock e reggaeton. No início de sua carreira, Shakira começou a fundir elementos de sua etnia mista e raízes multiculturais, incluindo a herança libanesa do lado de seu pai, com dança árabe e o pop rock mainstream com o qual ela cresceu, para construir um universo sonoro ricamente em camadas que lhe permitiu crescer como criadora enquanto atrai um público mundial. No processo, ela alcançou sucesso internacional e quebrou barreiras para artistas latinos.
Para aprofundar a apreciação e a compreensão dos visitantes de como esses elementos culturais moldaram todos os aspectos de suas canções, videoclipes, apresentações e turnês mundiais, a primeira exposição do museu sobre Shakira apresenta interativos que fornecem novos insights sobre seu processo criativo. Também inclui artefatos de seu arquivo pessoal, três filmes originais e um espaço imersivo inspirado em sua turnê El Dorado.
“Shakira é a rara superestrela que descobriu uma maneira de continuar evoluindo como artista enquanto aumenta seu público expansivo junto com ela”, disse Jasen Emmons, curador-chefe e vice-presidente de assuntos curatoriais do GRAMMY Museum. “Ela é uma estudante séria de música, e o GRAMMY Museum está animado para oferecer uma exposição dinâmica que reflete sua inteligência e arte.”
Os destaques da exposição incluem:
Quarenta artefatos do arquivo pessoal de Shakira
As duas roupas Super Bowl 2020 de Shakira (uma vermelha, uma dourada) e sua guitarra elétrica Gibson Firebird, coberta com 70.000 cristais Swarovski pretos
O violão acústico de Taylor que Shakira usa para compor
Fender Stratocaster, coberto com cristais Swarovski rosa, que Shakira tocou em sua turnê Oral Fixation (2006-2007)
A guitarra elétrica Gold Yamaha Revstar que Shakira tocou em sua turnê El Dorado em 2018
Roupas icônicas da turnê El Dorado de Shakira em 2018
O biquíni coberto de folhas que Shakira usou na capa de seu álbum de 2005, Oral Fixation, Vol. 2
Caderno de composição com letras manuscritas
E mais!
Confira algumas fotos dos itens abaixo: