A cantora colombiana Shakira participou de uma reunião na Casa Branca, da Comissão de Excelência Educacional para Latinos.
O Presidente Obama nomeou a nossa diva colombiana para assessorá-lo nesta Comissão, tendo em vista a experiência filantrópica dela nesta área.
A Comissão faz parte do governo de Obama para melhorar a situação dos latinos, que são afetados desproporcionalmente pela crise econômica.
Confira abaixo o vídeo do discurso de Shakira na Casa Branca e o texto completo que ela postou no The White House Blog.
{youtube}G9aMBL6KA0g{/youtube}
Shakira – Melhoria da educação latina crucial para a comunidade e para a competitividade econômica da América
“A juventude latina é o grupo de maior crescimento na América, e mais crianças latinas estão vivendo na pobreza do que crianças de outras raças ou grupos étnicos; uma em quatro, há 6,1 milhões de crianças latinas vivendo na pobreza nos Estados Unidos.
Por muitas razões, jovens latinos neste país desproporcionalmente saem da escola e muitos poucos terminam a faculdade. E como eu tenho visto no meu próprio trabalho filantrópico, o único caminho para sair da pobreza é a educação.
Investir na realização educacional desta vulnerável população não ajudará somente determinar o futuro econômico e competitividade desta nação, mas pode servir como modelo para o mundo. Estou agradecida de ter a oportunidade de apoiar e informar importante trabalho.
Eu espero que através da minha nomeação para esta comissão, eu consiga compartilhar o que aprendi através dos 15 anos que estive envolvida na educação das crianças latinas. Como todos nós sabemos, raça e etnia não devem ser fatores no sucesso de uma criança.
Acredito que se nós fornecermos cedo educação infantil para crianças latinas que precisam, mas não podem pagar, levará menos que uma década para colhermos os benefícios. Haverá menos estudantes latinos retidos, menos que precisarão de educação especial com mais idade, menos crimes envolvendo crianças em idade escolar e menos distanciamento entre estudantes latinos e brancos.
Não é somente minha crença. Há suporte científico substancial para esta noção. De acordo com numerosos estudos recentes, o maior predito de desempenho escolar de ensino é o nível de habilidade acadêmica com a entrada em jardim de infância. Mesmo no nível médio, esses padrões acadêmicos tornaram-se reforçados, formando um plano que molda a experiência acadêmica e a vida toda de um estudante. Ao entrar no jardim de infância, 42% das crianças latinas são encontradas no quartil mais baixo de desempenho em habilidades de leitura, em comparação com apenas 18% das crianças brancas.
Por esta razão, é claro que a via mais poderosa para estimular o desempenho acadêmico em todos os níveis é melhorar as habilidades acadêmicas básicas das crianças antes do jardim de infância.
A administração de Obama fez questão de melhorar a educação latina e, como eu tenho discutido com o Presidente Obama, eu estou extremamente apaixonada de trabalhar com a Casa Branca para planejar uma reunião de educação infantil no próximo ano. A importância disso não pode ser subestimada.
Como a população latina cresce, a economia dos Estados Unidos se torna mais e mais dependente de seu sucesso.
Não há dúvida de que o futuro dos Estados Unidos está ligado ao futuro da comunidade latina daqui e à educação da sua juventude.
Quanto mais investirmos em estratégias que nutrem os corpos e mentes das jovens crianças latinas, garantiremos a prosperidade econômica para este grande país nos próximos anos.”
Shak