Oral Fixation Vol. 2 é o sétimo álbum da cantora colombiana Shakira, sendo o segundo em língua inglesa, e é a segunda parte de seu projeto de 2005, a primeira sendo Fijación Oral Vol. 1, lançado no início do ano. Oral Fixation foi lançado em 27 de novembro de 2005.
Escrito e produzido por Shakira (com a colaboração de antigos parceiros como Gustavo Cerati, Lester Mendez, Luis F. Ochoa, Tim Mitchell e Brendan Buckley), Oral Fixation encontra Shakira na que talvez seja a fase mais criativa de sua vida.
O álbum chegou com boas críticas e vendeu 128 mil cópias em sua semana de estréia nos Estados Unidos. Mas alguma controvérsia também foi feita, graças ao conteúdo do álbum. A canção “How Do You Do”, em que a cantora “questiona” a existência e as atitudes de Deus, foi banida do álbum no Médio Oriente. Assim como a canção “Timor”, – em que a cantora chama a atenção da mídia por ter sido muito atenciosa ao caso da independência em Timor-Leste e que hoje esqueceu do país -, foi renomeada de “It’s Alright” na Indonésia. A capa do álbum, em que Shakira aparece semi-nua, também foi censurada em ambas regiões.
A revista Complex elegeu a capa de Oral Fixation, Vol. 2 como a décima primeira capa de álbum mais sensual de todos os tempos, escrevendo que é “o retrato mais quente de Eva no Jardim do Éden que podemos imaginar”.
Faixas:
Primeira Edição:
1. How Do You Do
2. Don’t Bother
3. Illegal
4. The Day and the Time
5. Animal City
6. Dreams for Plans
7. Hey You
8. Your Embrace
9. Costume Makes the Clown
10. Something
11. Timor
O álbum teve uma segunda edição que é comercializa atualmente, incluindo:
“Hips Don’t Lie” (com Wyclef Jean) e “Hips Don’t Lie” (Versão em espanhol, com Wyclef Jean)
Em alguns países ainda foi inclusa, “La Tortura (Alternate version)” que é uma versão do sucesso com trechos em inglês.
Vídeos:
Don’t Bother
Hips Don’t Lie
Illegal
Ouça Oral Fixation no Spotify: