Como anunciado, shakira esteve nesta tarde em Washington para o lançamento da capanha “Early Childhood Iniciative’.Durante a coletiva, Shakira agradeceu a todos que fazem parte do esforço conjunto, enntre eles Jefffrey Sachs e Maria emma Mejia.
“Estes 300 milhões de dólares são um passo importante para assegurar que as crianças possam aprender e para que as crianças mal alimentadas tenham o alimento que precisam para sobreviver. O Banco Mundial e a ALAS vão trabalhar juntos para garantir que cada chefe de estado na América latina entenda o valor da estimulação infantil precoce. Vamos mostrar aos presidentes as melhores formas de aplicar isto na Cúpula Iberoamericana e na Cúpula Latinoamericana, na Argentina”, disse Shakira em seu discurso.
Além do discurso, Shakira também respondeu perguntas dos veículos de comunicação presentes na coletiva de imprensa. Respondendo uma pergunta de uma repórter da MTV que perguntou se achava que a falta de recursos adequados durante a infância poderiam afetar a vida destas crianças na adolescência, shakira foi enfática:
“Claro. Durante os primeiros seis anos, uma pessoa tem sua única chance de formar as habilidades que vai usar em sua vida inteira. A habilidade de aprender, de se socializar, a capacidade motora.
Tudo depende do amor, da atenção e da nutrição recebidas. Já vi com meus próprios olhos histórias de sucesso no mundo em desenvolvimento. Vi como a educação tem o poder de transformar não apenas a vida das crianças, mas também dos pais.
Setenta Por cento das crianças que frequentam as escolas da Fundação Pies Descalzos foram desabrigadas pela guerra e passam fome. E nós vemos que através da educação, estas crianças podem esperar um futuro melhor. Alguns de nossos alunos na Colômbia que viviam em lugares terríveis agora estão indo para a faculdade. Eles eram tão vulneráveis que quase não tinham chances de serem bem sucedidos, mas isso pode mudar com a educação. O quanto antes começarmos, melhor.
Além do mais, de um ponto de vista ético, é algo q devemos fazer. Não podemos permitir que nossas crianças continuem passando por isso.
Então, poque não começar agora?”