Faleceu neste domingo (4 de Outubro) a cantora argentina Mercedes Sosa, em Buenos Aires, vítima de uma doença hepática complicada por problemas respiratórios.
Mercedes, uma das maiores cantoras da música regional latino-americana, esteve internada no hospital desde o dia 18 de Setembro, após ter sofrido uma complicação renal que piorou com o passar do tempo.
Sosa lançou um álbum este ano, em dois volumes, com participações de vários artistas, dentre eles Caetano Veloso e Shakira.
Através de sua conta no Face Book, Shakira escreveu algumas linhas de luto pela morte de Mercez Sosa, com quem trabalhou em um dueto há algum tempo.
Confira o texto:
Mercedes foi a maior voz e o maior coração para aquele que sofre. Foi a voz dos irmãos de sua terra, que elevou o canto de dor e a justiça.
Artista comovedora e admirada, primeira na luta solidária. Sofreu o exílio, dando exemplo de coragem e voltou com naturalidade ao seu posto de eleita. Nos deixa a sensatez de seu gesto e de sua dança e a luz de sua palavra, seu afeto.Seu canto era a idéia: não repetia estrofes que não transmitiam o pensamento profundo do verso e da música. Cantou para sua gente e sua terra americana, mas seu canto universal foi ouvido em todo mundo. A voz de Mercedes ressoava no coração como um abraço. Foi uma honra cantar com ela. Ela tornou tudo tão fácil, como uma irmã mais velha no canto e na Ca usa das crianças.
“Nada restará de minha passagem aqui na terra? Ao menos versos, ao menos cantos”, dizia o ancestral mexicano. Mercedes deixa o mundo cheio de suas canções, povoado com seus versos. Somos melhores depois de havê-la conhecido, ela nos mostrou que a música pode ser um aprendizado.