O Portal Shakira trás com exclusividade a matéria traduzida da revista “Para todos” onde Shakira estampa a capa titulada como “Shakira-Icono de Paz”
Vale à pena conferir a matéria foi escrita por Francis Bertrand onde ele aborda temas como sua sensualidade, sua música, Colômbia, Gabriel García Márquez, UNICEF e muito mais…
Clique em more para conferir.
Shakira, sinônimo de sensualidade e de garota travessa, nasceu na Colômbia e desde muito pequena demonstrou sua capacidade criadora, que seu pai alimentou, fazendo-a escrever o que sentia, até converter-se numa das mais pródigas compositoras deste século. Shakira, carismática e energizante bailarina, selou com seu estilo a cultura pop do mundo.
Sua verdadeira paixão está no grunhido das guitarras elétricas. O ganhador do Prêmio Nobel, o escritor Gabriel García Márquez, disse: “A música de Shakira tem uma marca pessoal que não parece de ninguém mais. Ninguém mais poderia cantar ou dançar como ela, a qualquer idade, com uma sensualidade tão inocente, que parece de seu próprio invento”.
Shakira também surpreende o mundo com sua total entrega e generosidade no intento de melhorar a vida de crianças e adultos necessitados através de suas organizações sem fins lucrativos e sua criatividade inesgotável, que faz com que músicas se convertam em hits da noite para o dia e que utiliza para fazer o bem e para pedir aos outros que a sigam.
Quando tinha apenas 18 anos criou a Fundação Pies Descalzos com a finalidade de dar assistência a crianças em idade escolar e suas famílias, que vivem em comunidades desoladas pela violência na Colômbia , dando-lhes educação, programas de alimentação, atenção psicológica e médica. Em 2006, foi reconhecida com o prêmio ‘Espíritu de la Esperanza’ por sua obra humanitária e valiosa.
Shakira dedica muito tempo a sua fundação porque comprovou que a educação é a única chave para acabar com a pobreza do mundo. Em dezembro do ano passado viajou com a UNICEF a Bangladesh, para ajudar os atingidos pelo terrível ciclone que assolou o país danificados del terrible ciclón que azoto ese país.
“Senti a necessidade de visitar Bangladesh. Agora que vi a destruição de perto, é essencial que os habintates do mundo dêem respaldo a Bangladesh e que sejam responsáveis por enviar ajuda para reconstruí-la. Esta gente tem vivido em condições de extrema pobreza mesmo antes do desastre, mais de 100 milhões deles vivem com menos de 2 dólares ao dia e as crianças não vão à escola nem recebem nenhum tipo de educação formal
Quero persuadir cada organização, governo e pessoa de nossa geração a fazer o possível para que todas as crianças freqüentem, a escola. Temos o poder de transformar as situações desumanas que vemos no sudeste da Ásia, na África, no Oriente Médio e na América latina. “Os jovens, incluindo a mim mesma, estão começando a ver que é nossa responsabilidade que cada criança vá a escola, que há muitas formas de mudar vidas se cada um de nós faz um pouco” conclui ela no comunicado lançado após a viagem.
Em 2001, Shakira foi de estrela latino-americana a super star global com o disco Laundry Service. O álbum vendeu mais de 13 milhões de unidades e rendeu um MTV Award em 2002 . Logo Shakira decidiu lançar dois álbuns, um em Espanhol e outro em Inglês. Escreveu mais de 60 canções para eleger as melhores para este projeto. Fijación Oral Vol. 1 debutou em junho de 2005 e foi o quarto na lista Billboard 200 nos Estados Unidos, o maior debut para um álbum em Espanhol. O single “La Tortura”, dueto com Alejandro Sanz, permaneceu no topo do Hot Latin Tracks de Billboard por 25 semanas. Três dias depois do lançamento o álbum já havia vendido um milhão de cópias.
O álbum em Inglês, Oral Fixation Vol. 2, marcou sem próprio recorde. O single Hips Don’t Lie chegou ao topo do Hot 100 da Billboard e se transformou na canção mais tocada em toda a história do rádio pop. O single ainda vendeu 266.500 downloads apenas na primeira semana, alcançando posteriormente a marca de 1 milhão e meio de cópias digitais. Além disso, a música também é o toque telefônico mais popular do mundo.
Shakira foi à artista mais indicada ao Vídeo Music Awards de 2006, recebendo a estatueta de melhor coreografia pelo vídeo de Hips Don’t Lie. Ela também ganhou o Grammy de melhor Álbum latino de Rock/Alternativo e no Grammy latino recebeu o prêmio de álbum do ano. No mesmo ano, Shakira ainda recebeu seis prêmios Billboard pelo mesmo álbum.
Com ambas as versões, em Inglês e Espanhol, a estrela colombiana iniciou em junho de 2006 a maior turnê de sua carreira. A turnê incluiu 140 cidades da América, Europa, África e Ásia. Mais uma vez, Shakira fez história ao se apresentar diante de mais de 200 mil pessoas no Zócalo da Cidade do México, o maior público da história do país.Como parte da turnê Oral Fixation, ela também atuou diante das lendárias pirâmides do Egito e em Dubai.
Shakira também dividiu os vocais com vários de seus colegas. Com Alejandro Sanz lançou Te lo Agradezco, Pero No, com Beyoncé, Beautiful Liar, que entrou para a história ao protagonizar o maior salto do Hot 100 da Billboard norte-americana. Também participou com Miguel Bosé na faixa Si Tu No Vuelves, incluída no álbum ‘Papito’. Shakira foi reconhecida como a latina mais bem remunerada da indústria fonográfica, além de gravar faixas para ‘O Amor nos tempos do Cólera’ e receber uma indicação ao Globo de Ouro.
Em fevereiro deste ano, Shakira leiloou guitarras e peças de roupa e arrecadou milhares de dólares para sua fundação. Além disso, criou a ALAS, -América Latina em Acción Solidaria, com a finalidade de oferecer às crianças latinas cuidados médicos. Juanes, Sanz, Miguel Bose, Ricky Martin e Maná foram alguns dos que se comprometeram a fazer apresentações em prol da entidade.
Shakira mais parece uma boneca angelical de porcelana, embora a música estridente a transforme em uma deusa pagã, com movimentos ondulantes e tentadores que fazem perder a razão até o mais puro dos homens desta terra, emerge hoje como a defensora dos mais necessitados. Shakira começa a reverter à pobreza e a fome através da educação com a ajuda de amigos influentes e de todos nós.
O novo CD da Shakira deve ser lançado no começo de 2009.
Por Francis Bertrand