Shakira chegou a um acordo nesta segunda-feira, 20, com as autoridades espanholas para encerrar um processo de fraude fiscal, no qual enfrentaria julgamento por supostamente sonegar 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014.
Conforme os termos do acordo, a renomada artista colombiana concordou em pagar uma multa equivalente a 50% do montante devido, totalizando cerca de 7,3 milhões de euros. Adicionalmente, comprometeu-se a desembolsar 438 mil euros para evitar uma possível condenação à prisão.
Embora tenha mantido sua declaração de inocência, Shakira explicou que optou por essa resolução em prol da preservação de sua família.
“Mesmo estando determinada a defender minha inocência em um julgamento no qual meus advogados estavam confiantes de que seria decidido a meu favor, tomei a decisão de finalmente resolver essa questão com o bem-estar dos meus filhos em mente. Eles não desejam ver sua mãe sacrificar seu próprio bem-estar pessoal nessa batalha”, afirmou em comunicado.
Em sua declaração, Shakira ainda citou que “as autoridades fiscais espanholas iniciaram um processo contra mim, tal como fizeram contra muitos atletas profissionais e outros indivíduos de alto nível”.
O fisco do país tem perseguido outras celebridades por evasão fiscal nos últimos anos, como aconteceu com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, por exemplo, que também pagaram multas milionárias.
A artista colombiana acrescentou que sentia a necessidade de superar o estresse e desgaste emocional dos últimos anos, direcionando seu foco para as coisas que ama: seus filhos e as oportunidades que surgirão em sua carreira.