Pouco antes de se apresentar no último domingo no evento ‘We Are One’, Shakira concedeu uma entrevista ao jornal El Mundo em que fala de como é ser admirada por Obama e suas expectativas para o novo governo.
Para conferir o texto, traduzido e adaptado pelo Portal Shakira, clique em Lei mais.
O que significa a vitória de Obama?
Quando Obama nasceu, havia escolas nos Estados Unidos que não aceitavam crianças afroamericanas. Algumas décadas depois, o homem mais poderoso do planeta é um afroamericano. É uma vitória na evolução humana. É uma mensagem de otimismo e tolerância que correrá o mundo penetrando milhões de mentes. A vitória de Obama é sem dúvida um motivo de comemoração para todos.
Que sensação te dá estar convidada para esta cerimônia?
É uma honra ser convidada pelo comitê organizador e pelo presidente eleito para estes eventos. A posse de Obama é uma vitória de todas as minorias. Afroamericanas, latinas, árabes, asiáticas e tantas comunidades que vivem neste país e que através do trabalho diário fazem com que a América seja a grande potência que é. Espero que a vitória de Obama sirva para que todas as crianças do mundo saibam que têm os mesmos direitos e que podem sonhar tão alto quanto desejam. Tomara que muitas crianças hispânicas estejam pensando hoje em ser presidentes quando crescerem, algo que antes era difícil de imaginar.
Você espera que as relações da América latina com o novo governo mudem?
Acho que os nossos milhões de irmãos latinos que vivem nos Estados Unidos estão fazendo muito pela América latina. Não só com o dinheiro que enviam todos os meses a suas famílias, mas também por que estão ajudando a colocar a América latina na agenda política do país. Somos uma comunidade pulsante, trabalhadora e cada vez mais comprometida. Este país não funcionaria sem a comunidade latina. Obama não seria presidente sem o apoio latino. Espero que tudo isso faça com que este novo presidente dê a atenção que nossa comunidade e a América latina merecem. Por isso, estou feliz de ser parte desta cerimônia oficial. O fato de eu estar convidada significa que há quem compreenda o peso da comunidade que estarei representando, uma comunidade que tenho certeza que mais cedo ou mais tarde terá entre os seus um presidente dos Estados Unidos.
O que você espera da presidência de Obama?
Como toda nova etapa que se começa, concentra-se mais no desejo daquilo que queremos que melhore do que numa análise objetiva. Mas, entre as coisas de que gosto em Obama diria que parece ser um homem preocupado com a educação, com o cuidado ao meio ambiente e com o diálogo como forma de solucionar ou evitar conflitos.
Você junto com Bono Vox, a única artista não-americana convidada. Além disso, o próprio Obama escreveu uma carta dizendo que estava orgulhoso de contar com o apoio de alguém como você. O que você sente com tudo isso?
Me faz sentir orgulho por minha comunidade, pelo que os latinos representam hoje neste país.