Em outra entrevista divulgada, desta vez, na edição impressa do jornal colombiano El Tiempo, Shakira fala sobre com ela e Antonio aproveitam o pouco tempo juntos, os problemas na relação e dos planos para filhos como nunca antes. Não deixe de conferir! – Você era muito festeira?
Bom, eu era um pouquinho. Nunca fui muito festeira por que a vida e as responsabilidades me agarraram e me submeteram a uma série de compromissos. Quando morava em Barranquilla, tinha festa todo fim de semana e em Bogotá também.
– Não tem muito disso em Nassau…
Não… Aqui é ler ou escrever ou compor no meu próprio estúdio, um estúdio caseiro.
– Ou se aconchegar com Antonio?
(risadas) Sim, ou me aconchegar, por que não há mais nada o que fazer. Mas o bom de viver aqui é que vou sozinha para a praia, pensar. Há poucos lugares no mundo onde posso fazer isso.
– E no meio de tanto aconhego o bebê vem quando?
Tenho muita vontade de ter meu filho agora, Antonio também. Estamos prontos, mas não podemos neste momento, não no meio de um lançamento. Por hora, este é meu bebê, este e o disco em espanhol que sai ano que vem. Já começaremos uma turnê. Tomara que depois possamos nos dedicar a nossa função fundamental: Reproduzir!
– As famílias costeiras costumam ser muito grandes. Como será a sua?
Sim, venho de uma família grande, mas com o pouco tempo que tenho, gostaria de ter dois filhos e Antonio, três. Gostaria de lhes dedicar tempo de qualidade e que as crianças não viessem em meio a mil projetos, e sim em um momento de paz.
– Mas com tudo que vem por aí estamos falando de dois anos até o herdeiro?
Não! Dá uma reduzida. Na verdade, queremos acelerar este processo. Te juro que fazendo este disco pensei: ‘Páro tudo e tenho um filho agora!’, por que quando se chega aos 30 é mais difícil, o corpo pede. É uma necessidade física, que alguns dias aumenta e sempre está latente.
– Como se mantém uma relação afetiva em um meio tão complicado?
Antonio tem muitos assuntos próprios e passa muito tempo em Nova Iorque e eu estou nas Bahamas ou viajando. O pouco tempo que passamos juntos no mês tratamos de aproveitar da melhor maneira e não falamos muito do que escutamos por aí. Acho que nos acormodar não é parte de nossa rotina.
– Além disso, se vocês se vêem pouco, não há de falar, e sim partir para a ação!
(risadas) Exato!
– Você tem se resguardado de dar opiniões políticas, mas não eram uma declaração os shows da posse de Obama?
Sim, fui sabendo que é preciso ser político. Isso não quer dizer ocupar um cargo político, mas sim a necessidade que cada cidadão tem de participar no destino de sua nação, do mundo, da ‘polis’, mas a ‘polis’ cresceu e não é só Barranquilla nem Colômbia: O mundo é para todos e devemos nos preocupar com o destino da humanidade, o destino da ecologia, o que vai acontecer com esses 75 milhões de crianças que não recebem educação em tantos lugares do mundo. Podemos fazer com que sejam adultos produtivos amanhã e evitar que se unam aos grupos criminosos?
– Desta forma, o que pensa de uma reeleição do presidente Uribe?
Primeiro, é uma decisão que o presidente tem que tomar com sua família e analisá-la muito bem. Depois, o povo sim é quem decide.
– O que sente quando dizem que é a nossa grande diva da música?
Não sei o que significa esta palavra, juro. Vou procurá-la no dicionário, prometo.
E não é só isso! Shakira deu uma série de entrevistas na última quarta-feira e o Portal shakira continuará trazendo para você o que surgir de mais itneressante!