A cantora colombiana Shakira afirmou que “hoje [esta quarta-feira] é um dia histórico” para seu país, após o resgate bem-sucedido de 15 reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt.
“Este é um dia histórico para todos nós, para esta pátria que sofreu tanto, mas que hoje chora de emoção e de alegria se unindo em um imenso abraço”, afirmou a cantora em um comunicado.
“A Colômbia hoje está de pé e olha com esperança para o futuro de paz que se aproxima”, acrescentou.
Shakira disse ainda que Betancourt, uma das reféns resgatadas junto a três americanos e 11 policiais e militares, “é o símbolo do sofrimento de todos aqueles que tiveram sua liberdade roubada”.
“Betancourt e os demais resgatados representavam nossas próprias liberdades perdidas, assim como os que ainda sofrem em cativeiro na selva”, afirmou.
“Com esta vitória, começamos a recuperar nossa própria liberdade, que será plena quando terminar o drama da violência e todos, absolutamente todos, sejam livres, para que as armas se calem e a paz vença a guerra”, disse.
“O dia de hoje renovou nossa fé na democracia, em nossas instituições, em nossas próprias forças”, concluiu a cantora.
Betancourt, 46, a refém mais importante das Farc, foi seqüestrada em 2002, quando fazia campanha eleitoral como candidata à Presidência.
Sua dupla nacionalidade ajudou a trazer a atenção da comunidade internacional para o caso dos reféns colombianos. Estima-se que cerca de 3.000 pessoas estejam sob o poder de grupos insurgentes no país.
Fonte: Portal Shakira e Folha Online