Shakira revelou em recente entrevista à revista argentina Viva que o começo de sua carreira não foi nada fácil, principalmente por ser mulher e latina.
A rainha falou das dificuldades que encontrou no começo da carreira, onde não havia plataformas digitais e tudo era bem difícil para mulheres se darem bem na indústria.
“O principal obstáculo que consegui enfrentar em minha carreira foi ser uma mulher nesta indústria: na época em que comecei, fazia o gênero de música que fazia e na América Latina. Nem precisa dizer que naquela época a publicidade não era tão democratizada, você não tinha uma plataforma para compartilhar suas músicas pela Internet e chegar a vários países ao mesmo tempo… Foi a minha vez de pegar minha mochila e bater de porta em porta, e para cada um que me abriu, mais dez se fecharam na minha cara. É preciso ter muita perseverança nessa indústria, mesmo acima do talento e, acima de tudo, muita resistência ”, diz a cantora.
Ao ser questionada sobre as grandes mudanças tecnológicas e de mercado na era do autotune e do reggaeton, que “fotografa” as vozes, mesmo as de bons cantores como ela, Shak foi bem enfática.
É inevitável que os sons evoluam e mudem. E cada estágio musical é apreciado por suas qualidades únicas, que refletem o tempo em que foram criados. Estou experimentando sons diferentes desde que comecei. É verdade que agora, talvez, haja mais acessibilidade a mais tipos de sons, mas acho que isso também democratizou bastante a música, o que para mim é algo positivo. disse ela
https://youtu.be/1DhA69K3fZ4
Vale lembrar que um levantamento recente feito pela professora Stacy Smith, da Universidade do Sul da Califórnia (USC), indica que, nos último sete anos, as listas Hot 100 da Billboard mostram que apenas 22% das músicas são interpretadas por mulheres, 12% são composições femininas e 2% das canções são produzidas por elas.
https://youtu.be/eCna-hsmGUY
Imagine em meados dos anos 90, quando Shakira apresentava à Colombia seu primeiro CD, com chances de projeções internacionais: “Pies descalzos”, que segundo Shakira, surgiu “da necessidade” de expressar seu inconformismo com o mundo e a música. Musicalmente, “Pies Descalzos” incorpora o pop latino, combinado com rock alternativo e reggae.
Para finalizar, a cantora ainda revelou o que a comove em alguém que está tentando iniciar uma carreira musical?
“Eu diria que quando vejo a determinação e a vontade que ninguém pode negar, e a esperança, a confiança de saber foram feitos para isso, embora ninguém mais acredite: é isso o que me comove de um novo talento”. Shak
https://youtu.be/UjX10jO-p3c
Shakira e JLO no Super Bowl 2020
E por falar em mulheres na música, recentemente Shakira e Jennifer Lopez se apresentarão juntas no Super Bowl 2020. para saber mais clique aqui e para conferir a primeira entrevista das cantoras clique aqui.