Shakira Escreve às Mulheres de Barranquilla

Shakira não deixou de enviar sua mensagem às participantes da campanha ‘Por Barranquilla’, que tem como objetivo incentivar as mulheres de Barranquilla a fazerem parte do desenvolvimento da cidade. Em um texto emocionante, Shakira dá seu incentivo às participantes do evento. Para conferir o texto, traduzido pelo Portal Shakira, clique em More.

“Este não é um dia qualquer, é o dia em que as mulheres de minha terra, pela primeira vez, se reúnem por uma melhor cidade e um melhor país, criado por nós mesmas! Muitas vezes escutei dizerem “Atrás de um grande homem, há uma grande mulher”. Da mesma forma, penso que atrás de um grande povo, há grandes mulheres!!

E esta mulher, síntese do amor, da entrega, da renúncia e da paixão sem limites está expressa em cada uma de vocês, está expressa em minha mãe, nas mães de cada uma de nós e na mãe de nossas mães.

Já as vi com meus próprios olhos nas estudantes, nas maestrias, nas religiosas, nas médicas, nas enfermeiras, nas vendedoras de manga e corozo, em todas aquelas mulheres que desde o início de minha vida me ensinaram a benção e o luxo de ter nascido nesta terra que tem tanto para mostrar ao mundo, esta terra que não se parece a nenhuma outra.

Estamos aqui hoje por uma razão: Para nos olharmos mutuamente, nos reconhecer, reconhecer a força que há em cada uma de nós, esta mesma força potencializada por nossa união.

Estamos aqui para reconhecer o talento do qual somos feitas, nosso potencial e tudo aquilo podemos conseguir se usarmos nossa voz.

A mulher barranquillera, de seu lugar, por séculos foi sculpindo esta terra e imprimindo em seus filhos o espírito indestrutível desta cidade; foi deixando gravada nestas ruas à alegria de nossa gente, a mulher barranquilheira foi quem ensinou esta terra a dançar e também a sorrir diante das adversidades.

Agora que cumprimos com essa tarefa, neste século e nesta década, temos uma responsabilidade ainda maior: a de não sermos invisíveis, de levantar nossa voz para que sejamos escutadas nesta cidade, neste país, no mundo. Temos a liberdade de nos rebelarmos contra tudo aquilo com que nunca estivemos e nunca estaremos de acordo; a possibilidade de nos conduzir, nos guiar, a um país mais justo, mais igualitário, a um presente e um futuro em que toda criança desde já receba uma educação digna, para que não reste uma só criança fora das escolas, que não permitamos mais uma só criança com fome. Temos o dever de zelar para que cada criança, não importa a raça, o sexo, sua condição social ou econômica, receba as oportunidades que toda pessoa merece, por que a educação e alimentação de nossos filhos não são um luxo, como nos fizeram acreditar, mas sim um direito de todos e para todos, sem exceção. A nós nos toca reclamar e lutar para que se exerçam e respeitem os direitos de nossos filhos, os direitos de uma nação.

Nós, mulheres colombianas, repartimos hoje um destino comum: o de não nos conformarmos com pouco, o de buscar por mais. E saibam que admiro profundamente a mulher nascida nesta terra, a quem devo o que sou e o que consegui e a grandes mulheres barranquilheiras que marcaram minha vida desde o começo, mulheres que me ensinaram e me inspiraram. Mulheres como minha mãe, Nidia Ripoll, como as professoras e religiosas de meu colégio, como tantas amigas e como pessoas ilustres, jóias de nosso tesouro pátrio, mulheres exemplos de vida, obra e palavra, como minha inesquecível Meira Del Mar, Estercita Forero e muitas mais

Se Deus me deixasse voltar a nascer e perguntasse em que corpo escolheria para regressar a este mundo, pediria que me desse outra vez os quadris, as mãos, o coração e a palavra de uma barranquilheira.

As convido para que peçamos por mais e que jamais nos conformemos com pouco. Recordemos sempre que nossa querida cidade tem nome de mulher! Ou, ao menos, caminha como uma sempre adiante.

As quero muito! Shakira

Fonte: Portal Shakira

Você Pode Gostar!

Mais do autor