Shakira É Duramente Criticada

Na semana de seu aniversário e em que inaugura uma nova escola em seu país natal, Shakira foi duramente criticada pela jornalista María Isabel Rueda em sua coluna no jornal colombiano El Tiempo.

Para ler o texto, que acusa Shakira de ser alheia aos problemas políticos de seu país e de se “assemelhar mais a uma canadense do que a uma colombiana”, clique em leia mais.

Chegou a hora de dividir os telhados

Publicado em 01 de Fevereiro de 2009

Não pode continuar assim. É que as duas coisas não são compatíveis. É como ser ao mesmo tempo de Santa Fe e de Millonarios. Ou como estar com os Montescos e com os Capuletos. Ou ser capitalista e comunista. Ou laureanista e ospinista. Ou nacionalista e histórico. Ou ir defender o toureiro e o touro. Ou ser estalinista e trotskista. Ou admirar Mozart tanto quanto a Salieri. Ou ser bogotano e gostar dos paisas. Ou ser mouro e cristão. Ou keynesiano e monetarista. Ou acreditar que María Callas era tão talentosa quanto Renata Tebaldi. Ou ser contra e a favor da reeleição.

Da mesma forma, ou alguém é a favor de Shakira, ou de Juanes. Chegou a hora de se definir.

Sim, sei que ambos nasceram na Colômbia. E que os dois são colombianos muito talentosos. Mas são colombianos de matizes diferentes. De ritmos diferentes. De almas diferentes. De sexos diferentes. De raças diferentes. São diferentes.

Enquanto Juanes toca guitarra, Shakira toca a guitarra. Ele é profundamente humilde e ela, bastante argentina. Alguém olha para Juanes e sabe o que está passando por sua cabeça, enquanto as sensações produzidas por Shakira ficam facilmente presas em seu cabelo.

Juanes não precisa dançar para cantar. Shakira se refugiou nos duetos para dissimular sua falta de inspiração atual, enquanto para Juanes, as idéias musicais vêm nos táxis. Ela toma cuidado para ter sempre um compromisso marcado cada vez que Juanes se inspira com uma causa comum a ambos.

Shakira exerce as funções de inspiradora, proprietária e gerente da Fundación Alas, que une os mais ricos do continente aos artistas mais cotados ao redor de um propósito humanitário. Mas será que a Alas não foi mais do que um blefe da foto de inauguração no Panamá e que acabou sendo incapaz de investir os milhões doados por Buffet y Slim?

Ela é oportunista, calculista e anda com um noivo que nos parece gordo. Tira fotos com as crianças pobres que vai receber em seu colégio. É daquelas que não consideram útil fazer caridade sem divulgá-las.

Já Juanes, por outro lado, sua causa contra os campos minados flui espontaneamente da alma. Não a usa para ficar mais famoso. Ele compôs uma belíssima música para os seqüestrados da Colômbia que é usada a cada madrugada no inicio de uma nova e trágica transmissão de ‘Las voces del secuestro’ e cuja melodia põe os seqüestrados a chorar na selva, não de solidão, mas porque se sentem acompanhados, disse Ingrid

Chamam Shakira de ‘Shekera’, porque sua caixa registradora soa ao mesmo compasso com o qual Juanes leva o ritmo na caixa de sua guitarra.

O colombiano Juanes, que assim como todos os demais colombianos, sem exceção, somos jogos das paixões despertadas pela presidência de Alvaro Uribe. Alguns o acusam de ser uribista, não sei se por que não gostam dele ou para não gostarem. Shakira sim é uma exceção. Está tão alheia que ninguém tentaria acusá-la de uribista, e tampouco de anti-uribista. Sua distância da Colômbia lhe permite ser politicamente asséptica diante do turbilhão de opiniões que é Uribe (Álvaro Uribe Vélez, presidente da Colômbia), que, em minha humilde opinião, não é uma virtude, e sim um luxo. Não ser uribista nem anti-uribista faz com que Shakira pareça mais canadense que colombiana.

Para mim, Juanes parece um ursinho de pelúcia. Ele me dá vontade de coçar-lhe a cabeça e Shakira, de copiar a cor de seu cabelo. Ele é bacana, ela parece vinda das mil e uma noites dos Emirados Árabes.

Como compreenderão depois desta breve enumeração, entre Juanes e Shakira, tenho definido de que lado estou.

E você?

María Isabel Rueda

Fonte: Eltiempo.com

Você Pode Gostar!

Mais do autor