Shakira esteve nesta quarta-feira no Escritório Internacional do Trabalho, em Genebra, na Suíça, para ser condecorada pela organização internacional do trabalho por seu trabalho divulgando os avanços da educação infanto-juvenil pelo mundo.
“Ainda não é tarde demais para manter nossa promessa com nossas crianças. Devemos agir agora. Juntos, podemos transformar a educação e o trabalho decente em realidade para todos”, ela disse, pouco depois de um vídeo de divulgação de sua Fundação Pies Descalzos ser exibido.
Outro dos motivos que levou Shakira a receber o prêmio da organização foi seu trabalho com suas Fundações Pies Descalzos e ALAS: “O trabalho na Fundação Pies Descalzos e na ALAS é profundamente conectado com o programa de trabalho decente do ILO ( Escritório Internacional do Trabalho ) e seu comprometimento com a paz e a justiça justamente por criar empregos decentes para os pais, proteger as condições de trabalho dos professores e erradicar o trabalho infantil. Como? Através da educação, que eu vejo como o único caminho para a paz e para a estabilidade global”, falou ela.
A premiação de Shakira foi um dos eventos do ILO neste 3 de março, marcado como o Dia Mundial da Justiça Social. Juan Somavia, diretor geral do escritório e responsável por entregar a medalha a Shakira, a descreveu como “uma verdadeira embaixadora para as crianças e jovens em educação de qualidade e justiça social” e não poupou elogios à colombiana:
“Temos prazer em homenagear o que você está fazendo, permitir que crianças e jovens que vivem na pobreza possam se privilegiar do poder e da capacidade transformadora da educação de qualidade. Sua sabedoria jovial e consciência social foram postos em uso muito cedo. Você resolveu ser uma captadora da mudança, ajudando crianças a escapar das garras da pobreza através da educação, devolvendo sonhos e esperanças a vidas assustadas pelo trauma da violencia e da falta de abrigo”
Depois de receber a demdalha, Shakira explicou um pouco do funcionamento das escolas de sua Fundação Pies Descalzos e ainda falou um pouco sobre as razões que a levaram a trabalhar em prol da educação: Segundo ela, sua visão de justiça social é “ver um mundo no qual toda criança possa ter uma vida digna com oportunidade de aproveitar os benefícios de boa educação e com chance de buscar seus sonhos”
Ainda na Suíça, Shakira pode se apresentar no popular programa europeu Wetten Dass…?
Fonte: Portal Shakira