Shakira e Carlos Vives (Tribunal de Madri)

Shakira e Carlos Vives negam em tribunal espanhol plágio em ‘La Bicicleta’

Shakira e Carlos Vives estiveram no tribunal de Madri, nesta quarta-feira (27) para responder as acusações de plágio feitas pelo cantor e produtor cubano Livan Rafael Castellanos.

Segundo as acusações, Shakira e Vives plagiaram uma das obras do artista cubano na produção de “La Bicicleta”, sucesso mundial que venceu os prêmios de Canção e Gravação do ano no Grammy Latino de 2016.

O produtor cubano, alega que a letra e a melodia de “La Bicicleta”, são similares a canção “Yo te quero tanto”, lançada em 2017. Livám e seu representante entraram com uma ação contra a Sony Music Latin, a Sony Music Entertainment, a Sony ATV Publishing Espanha, a EMI Music Publishing Spain, e contra Shakira, Vives e o produtor Andrés Eduardo Castro.

Os cantores colombianos, Shakira e Shakira e Carlos Vives, negaram no tribunal as acusações.

Shakira chegando nesta quarta-feira no tribunal de Madrid…

A diva colombiana não conversou com a imprensa ao chegar no Tribunal, já Carlos Vives disse estar muito feliz pela oportunidade de esclareces de vez os fatos e colocar um ponto final nessa historia. O Jornal El País estava na audiência e revelou algumas declarações de Shakira. Confira abaixo:

“Eu não sou psicóloga”, repetiu Shakira repetidas vezes para se defender das acusações de plágio. “Eu sou cantora e não sei o que o autor da outra música pensou para compor ela e dizer que La Bicicleta é um plágio, mas as duas composições não têm nada a ver com isso. A minha é um Vallenato e a dele é uma Salsa “, acrescentou.

” O estilo não tem nada a ver com isso. Eu não sei se o autor queria fazer um vallenato, mas não saiu. É como se uma criança quisesse pegar a bola com as mãos e não soubesse como pegá-la. A outra música é uma salsa e eles sabem disso aqui e na China. O nosso é um vallenato ” – declarou Shakira

“Eu nunca fui condenada por plágio. Em 30 anos de carreira e desde os oito anos que comecei a cantar em minha casa na Colômbia, nunca fui condenada “, Shakira se defendeu. O advogado lembrou o caso em que uma juíza federal em Nova York considerou em 2014 que sua música Loca era um plágio de uma música de Ramón Arias Vázquez, mas ela,respondeu que, um ano depois, outro tribunal dos EUA reverteu o caso, afirmando que Arias Vázquez havia mentido durante o processo, e ela acusou de ser “fraude”. “foi arquivado”, disse Shakira.

“Minha música com o Vives é um vallenato que presta homenagem à Colômbia – Barranquilla, Santa Marta e ao parque Tayrona , enquanto a outra é uma salsa dominicana que tenta ser um vallenato, enfim, é um “arroz com manga” – Shakira acrescentou,

Ouça abaixo a canção envolvida na polêmica e confira que não tem nada ver com o sucesso aclamado de Shakira e Carlos Vives:

Vale lembrar que Shakira deve retornar a um tribunal em Madri em 12 de junho para responder às acusações de evasão de 14,5 milhões de euros (16,4 milhões de dólares em impostos).

Você Pode Gostar!

Mais do autor