Shakira e Alejandro Sanz apresentam na próxima quinta-feira um plano para levar a educação precoce a crianças pobres da América latina. O projeto será apresentado durante a Cúpula Ibero-americana e espera-se que seja o maior projeto social do século XXI na América latina.
Shakira representará a Fundação ALAS no evento e buscará um acordo entre os líderes participantes, numa ação que pela primeira vez trará um grupo externo para participar e opinar na Cúpula.
O plano, divido em 6 passos, visa amortecer os efeitos da crise mundial, é centrado na alimentação, saúde e educação de crianças necessitadas.
O primeiro passo do programa será estabelecer grupos regionais de trabalho sobre desenvolvimento infantil precoce liderados pela ALAS e integrados a órgãos como o Banco Mundial, a UNICEF e Organização Mundial da Saúde.
O segundo passo será promover a aproximação entre os grupos, enquanto o terceiro será monitorar o desempenho de cada país. O quarto passo, por sua vez, será a criação de projetos-piloto nos países de baixa renda.
Com o quinto passo, a ALAS planeja identificar estratégias financeiras e administrativas para alavancar o desenvolvimento infantil precoce em todos os países da região. O sexto passo, finalmente, consiste em obter retorno dos avanços obtidos já na próxima Cúpula Ibero-americana, em 2009.
“Nosso objetivo é conseguir que a educação precoce se transforme numa realidade em todos os nossos países, já que sabemos que é a verdadeira ferramenta para sair da pobreza”, disse Shakira, que conta com o apoio do presidente de El Salvador, Elías Antonio Saca, e do diretor do Earth Institute, Jeffrey Sachs.
A XVIII Cúpula Ibero-Americana começa na próxima quarta-feira em El salvador.
Fonte: Portal Shakira