2020 foi um ano difícil e sem precedentes. Em termos de música, o ano foi dos latinos.
Mesmo com uma pausa nas turnês, a música latina teve um crescimento de consumo. Terminou o ano como o gênero que cresceu mais rápido nos Estados Unidos, de acordo com a Nielsen Music/MRC Data.
Globalmente, o conteúdo latino superindexado nas paradas do YouTube e a base de crescimento mais rápida do Spotify, foram da América Latina.
Além das estatísticas, 2020 foi o ano em que o mundo finalmente parou, não só para ouvir, mas também ver a música latina, reconhecendo batidas e artistas de uma forma sem precedentes.
Pensando em tudo isso, a Billboard divulgou o ranking dos 10 episódios que mudaram as lentes da música latina no ano de 2020, onde não poderia deixar de aparecer o nome de nossa diva mor, Shakira.
Clique aqui e veja a matéria, com o ranking completo.
Jennifer Lopez e Shakira encabeçam o show latino do intervalo do Super Bowl (com Bad Bunny e J. Balvin como estrelas coadjuvantes)
Pela primeira vez na história, todos os atos no palco eram latinos, uma declaração importante que destacou um momento único na história dos Estados Unidos: um momento repleto de divisões que este show buscou consertar, mas também, cheio de diversidade como nunca visto antes. As apresentações foram em inglês e espanhol, cheias de simbolismo, mensagens e significado multicultural (dentre outras coisas, foi oficialmente apresentada a champeta colombiana). No final do dia, as classificações do Super Bowl aumentaram 1,7% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Nielsen, graças em parte à transmissão simultânea do jogo em espanhol, segundo a Fox.
O Black Eyed Peas se tornou bilíngue (e no topo das paradas)
Demorou uma década e uma música bilíngue em inglês e espanhol para o que já foi o maior grupo pop do mundo voltar ao top 40 da Billboard Hot 100 chart.
Um dos destaques do álbum foi GIRL LIKE ME, em parceria com Shakira, cujo clipe já ultrapassou os 140 milhões de visualizações no YouTube, além de ter virado uma febre na plataforma TikTok, cuja coreografia foi interpretada por diversos fãs e famosos.