Santiago del Estero (província argentina) volta a dar um importante passo no âmbito musical, da mão dos tambores de Mario Paz. Incontáveis são os músicos que sobem aos palcos com os intrumentos do profissional santiaguenho, mas agora, as barreiras caíram e os tambores ultrapassaram as fronteiras. Mas não se trata de um artista mais, se não de uma cantora que revolucionou o mundo com suas canções e ritmos mistos. Trata-se da colombiana Shakira e seu percursionista Brendan Buckley, que se interessaram pelos trabalhos de Mario Paz para sua próxima turnê e gravação de seu novo material discográfico.
Mario, junto com sua família, trabalha incansavelmente neste grande empreendimento, que seu filho José Paz falou sobre este grande momento: “Não é a primeira vez que trabalhamos com artistas deste calibre. Há vários músicos a nível internacional que tem instrumentos nossos. O contato com Shakira está sendo feito através de meu irmão, que está constantemente intermediando ligações e mensagens com seu percursionista, Brendan Buckley, quem já nos havia dito as características que precisavam. Ficou sabendo de nosso trabalho através de Ricardo Arjona. Ele teve umas 8 funções no ano passado na Argentina e nos pediu um tambor. Pelo que parece, ele gostou de nosso trabalho e nos recomendou”.
Por tratar-se de um percursionista que trabalha há muitos anos com Shakira, a qualidade do instrumento é especial, pelo que José explicou: “Não tem nenhum som em especial, mas estão procurando um som de qualidade, que seja profundo e grave, como tambor legüero. A partir disso, nós também procuramos a estética, pela qual fizemos um tambor edição limitada, os quais adotam uma estética muito parecida ao violão. Além de fazer um bom som, queríamos que ficasse lindo, já que quando alguém vai comprar algo, primeiro passa os olhos. Estes tipos de artistas procuram instrumentos duradouros, que não nos deixem na mão. A princípio, sempre pedem um só, para conhecer o instrumento e aos poucos vão conhecendo outros mais de percursão, como o ‘sacha bombo’. Sempre estão incluindo novos instrumentos”.
A respeito do envio do produtor, os músicos estão esperando a ordem do percursionista para que chegue ao destino: “Sempre enviamos os instrumentos aonde se encontra o músico, mas este caso é especial. O tambor atualmente se encontra em Buenos Aires, esperando o momento em que façam uma parada em sua turnê e possa ser enviado a seu destino. Não sabemos se teremos que mandar à Barcelona, Colômbia ou Estados Unidos. Tudo depende de quando o artista tenha uma folga e possa ficar por um tempo esperando o tambor”.
Shakira deu voltas ao mundo em repetidas ocasiões e atualmente, é uma das artistas mais transcedentais da história, pela qual a inclusão de um instrumento nativo santiaguenho enche de orgulho o país: “Para a música argentina, em particular a santiaguenha, que Shakira adicione um tambor, é muito importante e valioso. Talvez agora não notemos muito, mas daqui a alguns anos, quando mais músicos começarem a adquirir nossos instrumentos, será notável tal importância. Nos enche de orgulho, mas além do que signifique Mario Paz. Acredito que todos vão dizer “Olha, tem um tambor santiaguenho dando voltas ao mundo”.
Fonte: Nuevo Diário Web