Shakira: Cosmopolitan jun/2010

Ela é cantora, dançarina, defensora de crianças necessitadas e, não, ela não é nada mal. Mas a estrela multi-talentosa está finalmente aprendendo uma habilidade muito importante: como ser feliz.

Por Rebecca Keegan

Shakira acabou de dizer algo tão surpreendente que acreditamos que esteja brincando. A cantora está no meio de excruciante semana de gravações até altas horas para seu próximo CD, e mais cedo, visitou uma escola em Los Angeles para coletar idéias para suas fundações educacionais nos Estados Unidos e na Colômbia. Ainda assim, ela conseguiu ficar magnífica em uma jaqueta de couro e calças jeans, com os cabelos em um rabo de cavalo frouxo.  Ela parece tão calma que não conseguimos imaginá-la fazendo esforço para conseguir nada. Então a última coisa que esperamos que ela diga é que, pela primeira nas duas décadas em que está diante do público, está de fato… feliz.

Shakira ganhou dois Grammys, sete Grammys latinos, vendeu cerca de 50 milhões de discos e lançou uma das maiores canções da década (‘Hips Don’t Lie’). Então como é possível que, aos 33 anos, ela esteja apenas começando a se sentir feliz?

“Estou florescendo agora”, ela diz, em sua voz suave. “Quando você tem 20 anos, não há nada em você mesma que você goste, mas quando você completa 30, você se sente meio “Não vai ficar melhor do que isso. É melhor eu gostar do que sou, do que tenho e tirar o máximo de proveito disso”

Nunca diga Desisto

Se há uma coisa da qual Shakira tira o máximo de proveito é seu tempo. “Ela é uma mulher comum que acumula nove tarefas”, brinca Wyclef Jean, seu amigo e colaborador em ‘Hips Don’t Lie’. Além de gravar, sair com a Cosmopolitan e fazer trabalho humanitário, esta semana Shakira também está planejando uma turnê pelos Estados Unidos que começa mais ou menos na época em que seu novo álbum será lançado, em setembro. Quando perguntamos como consegue, ela ri e diz: “Café colombiano?”. Nós duvidamos… e além disso, ela está bebendo chá de camomila. “Apenas trabalho duro”, adiciona.

A estilista Kathy Kopp, que é amiga de Shakira desde os cinco anos de idade, sabe melhor do que ninguém o quanto Shakira trabalha. “Já a vi se forçando muito e, como amiga, não concordo com isso”, conta Kopp. “Para ela, nunca é o bastante”.

A verdadeira história por trás disto começa na terra natal de Shakira, Barranquilla. Quando tinha oito anos, seu pai foi à falência depois de seu negócio com jóias falir. Quase da noite para o dia, as modestas comodidades que a família tinha – dois carros, uma TV à cores, ar condicionado – desapareceram. Vendo sua filha pirar ao perder estas coisas, seus pais a levaram a um parque local para que ela pudesse ver o que de fato era desespero: órfãos desabrigados cheirando cola para esquecer a fome.

“Eles eram crianças muito pequenas, como eu, mas sem ninguém para protegê-los”, Shakira se lembra. “Eu disse, esqueça, vou me dar bem. Tenho que fazer algo a respeito disso’”.

O caminho que ela escolheu foi a música. Ela começou a praticar dança do ventre aos 4 anos após ver uma performance em um restaurante do Oriente médio (seu pai é libanês). Seu vibrato característico, porém, a impediu de entrar no coral da escola. “Meus colegas costumavam me dizer ‘Shakira, você canta como um bode!’”, admite. Sem desanimar, ela escrevia suas próprias músicas e as apresentava em concursos locais. Aos 13, descobriu que um executivo do mundo da música passaria por sua cidade e apareceu no lobby de seu hotel cantando e dançando. Isto lhe rendeu seu primeiro contrato.

Ao longo dos anos seguintes, ela lançou dois álbuns. Nenhum deles vendeu bem. Então sua gravadora lhe disse que ela receberia uma última chance. O resultado? Aos 18 anos, Shakira lançou ‘Pies Descalzos’. O disco explodiu na América latina, estreando em primeiro lugar em oito países e em terceiro lugar na parada latina da Billboard norte-americana.

‘Pies Descalzos’ significa pés descalços, uma referência aos órfãos que não podem pagar por sapatos, como aqueles que inspiraram Shakira. O nome de sua fundação educacional? Fundação Pies Descalzos.

Seu álbum de lançamento em língua inglesa veio seis anos depois, com ‘Laundry service’, de 2001, e quatro anos depois ela lançou ‘Hips Don’t Lie’. Depois disso, ela já colaborou com artistas que vão de Beyoncé a Carlos Santana e até mesmo cantou na cerimônia de posse do presidente Obama. Além do novo álbum e a nova turnê, ela está trabalhando em uma fragrância chamada “S”. É o tipo de perfume  que faz um homem “não querer tirar o rosto do seu pescoço”, ela diz.

Há um planeta cheio de rapazes que adorariam por seus rostos ao lado do….um… pescoço de Shakira. Mas a imagem de símbolo sexual impossível de controlar da cantora é, na maioria das vezes, só uma imagem. Wyclef nos conta uma história sobre trabalhar com Shakira: “Nós subimos numa moto e fomos ao Burger King”, ele lembra. “Ela estava sentada do lado de fora, descalça, comendo. Um dia ela está morrendo de frio em um Burger King, e no outro, está numa jaula”

A Eterna Namorada

A jaula da qual Wyclef está falando está em seu vídeo “She Wolf”. Shakira se contorce atrás de barras douradas que se parecem muito com barras de strippers enquanto veste um maiô cor de pele. Além de deixar os rapazes de boca aperta e ofegantes, o vídeo tem uma mensagem. “As mulheres sempre foram retratadas como objeto de desejo”, Shakira diz. “esta música é sobre os esforços de uma mulher para se libertar das imposições da sociedade”. Não que ela negue os benefícios de figurinos pequenos ou improvisos sensuais. A questão, ela diz, é que as mulheres deveriam entrar em contato com seus próprios desejos e vontades.

Quando assunto é sua vida pessoal, Shakira não tem um desempenho tão bom em jaulas. Veja só seu relacionamento de uma década com o investidor Antonio de La Rúa, o filho de um ex-presidente argentino que ela encontrou em um restaurante em 2000. Durante anos, rumores tem rolado sobre os dois se casarem… ou se separarem, mas Shakira não tem planos para nenhum dos casos: “há algo muito claustrofóbico na idéia de casamento para mim”, ela diz. “Sinto que os homens podem se sentir confortáveis. Quero que Antonio pense em mim como sua eterna namorada”.

Os pais de Shakira se conheceram tarde na vida, e seu pai já havia sido casado anteriormente. “As vezes acho que os casamentos mais estáveis começam depois dos 30, depois de você já ter vivido e feito tanta coisa e conhecido tantas pessoas”, ela diz.

Então como chamar o homem que divide com ela suas casas nas Bahamas e no Uruguai?”Ele é meu parceiro para a vida e o futuro pai dos meus filhos”, Shakira diz. E embora mal possa esperar para engravidar, ela vai se segurar um pouco. “Devo a mim mesma mais uma turnê mundial e será impossível fazer dança do ventre grávida de oito meses”, ela diz.

A auto-confiança com respeito ao que quer e o que é certo para ela é um produto, em partes, dos anos que passou fazendo terapia. “Me ajuda a reservar um tempo para pensar sobre o que quero – o que eu realmente quero!” Adoramos que uma das cantoras mais sensuais do mundo esteja cantando uma música das Spice Girls diante de nós entre risadas.

Se há uma coisa que agora podemos confirmar é isto: Shakira está feliz. “Seja através de livros, amigos, religião ou qualquer outra coisa, todos temos que trilhar nosso próprio caminho”, ela fala.  “É assim que descobrimos o que exatamente nosso coração quer”

Shakira ainda respondeu um quis bem interessante para a revista, confira:

Dança do ventre é uma ótima maneira de…

Expressar sua sensualidade e feminilidade

Eu escrevo músicas:

Sobre minhas experiências pessoais, para lidar com problemas que estou tendo, porque tenho uma necessidade de ser criativa, porque adoro fazer as pessoas dançarem

O melhor conselho sobre relacionamentos que já recebi foi…

Deixe o homem ser o conquistador (embroas às vezes você simplesmente não tenha tempo)

Você pode dizer muito sobre um homem apenas olhando seus…

Olhos

Cantar em inglês é….

Fascinante

Enquanto cantar em espanhol é…

Confortante

O maior mal entendido sobre minha terra natakl Colômbia é que:

Todas as anterioes (é governado por chefes do tráfico, é governado por chefes do café, é escrito Columbia)

Me sinto muito insegura com relação a…

Mim mesma quando estou triste, porque quando estou triste não posso dar um belo sorriso e um sorriso abre todas as portas

Se você quer ser uma loba, você precisa ser….

Extremamente consciente sobre a remoção regular de pelos

A parte favorita do meu corpo é meu…

Sorriso

A maior diferença entre ser sexy o palco e no quarto é…

No palco você veste roupas e na cama você não precisa se apresentar, apenas aproveitar

Você Pode Gostar!

Mais do autor