A noite mais quente do Caribe continua sendo celebrada nos Prêmios Juventude, onde Bad Bunny, Becky G, Grupo Frontera, Maluma, Peso Pluma, Rauw Alejandro, Rosalía, Shakira e TINI chegam à vigésima edição como os mais indicados, cada um com 9 nomeações.
Ao vivo do Coliseu José Miguel Agrelot em Porto Rico, com transmissão pela Univision, anunciaram prematuramente no palco que Shakira se tornou a grande vencedora dos Prêmios Juventude, conquistando 8 prêmios dos 9 para os quais estava indicada. A cantora de Barranquilla foi anunciada vencedora do prêmio de Melhor Canção Pop/Urbano por “SHAKIRA: BZRP MUSIC SESSIONS, VOL. 53 – BIZARRAP & SHAKIRA” e imediatamente surpreenderam-na com a notícia de que ela também ganhou os prêmios de Artista Feminina Prêmios Juventude, Melhor Canção Para Meu Ex (TQG), Girl Power (TQG), Melhor Faixa Urbana (TQG), Melhor Colaboração Pop/Urbano, Tropical Mix e Desafio de Dança Social.
Além disso, a cantora recebeu das mãos da cantora porto-riquenha Kany García o prêmio “Agente de Mudança”. A barranquillera foi reconhecida pelo trabalho social dedicado às crianças de seu país que precisam de ajuda alimentar e outras necessidades desde 1997. Através de sua “Fundação Pies Descalzos”, inicialmente ela conseguiu ajudar crianças deslocadas e suas famílias na Colômbia, criando igualdade de oportunidades para que pudessem frequentar a escola e receber uma boa educação.
Com o tempo, a fundação se expandiu e, em parceria com o sistema público e o Departamento de Educação colombiano, pôde fornecer apoio a crianças de baixa renda em termos de informações, tecnologia, idioma, dança e nutrição. Hoje em dia, a “Fundação Pies Descalzos” não apenas ajuda crianças, mas também pais e professores, gerando empregos nas comunidades onde suas escolas estão localizadas. “É impossível receber isso sem compartilhá-lo com a incrível equipe de nossa Fundação Pies Descalzos e com Patricia Sierra, sua diretora, que trabalham incansavelmente todos os dias para transformar nossas comunidades mais vulneráveis na Colômbia”, disse Shakira no palco.
“Vivemos em um mundo ambíguo, cercados por boa música, beleza, danças do TikTok, selfies com filtros, mas há realidades que não podem ser filtradas ou maquiadas. Há lugares onde as pessoas nascem pobres e morrem pobres porque não têm oportunidades de receber uma educação de qualidade, lugares onde é difícil de acreditar, discriminam as pessoas por suas preferências sexuais, cor da pele, classe social. É um mundo imperfeito que está em constante mudança, e isso é algo que não pode ser desperdiçado. Quando meu filho de 10 anos me conta com tristeza que um de seus amigos gostaria de mudar a cor da pele porque não se sente parte, ou que algum deles se sente apertado por suas preferências, só me resta, como mãe, dizer que eles não devem ficar em silêncio, que eles podem levantar a mão, podem levantar a voz e podem reclamar disso e de tudo com o que não concordam, é assim, Milan”, acrescentou olhando para seu filho Milan, de 10 anos.
Minuto a minuto sobre os Prêmios Juventude 2023: Shakira!
17h54: Shakira ganha seu primeiro prêmio da noite por Melhor Canção Pop/Urbano “SHAKIRA: BZRP MUSIC SESSIONS, VOL. 53 – BIZARRAP & SHAKIRA”, e imediatamente anunciam que ela também ganhou mais 7 prêmios, tornando-se a grande vencedora da noite com 8 prêmios, incluindo as categorias Artista Feminina Prêmios Juventude, Melhor Canção Para Meu Ex (TQG), Girl Power (TQG), Melhor Faixa Urbana (TQG), Melhor Colaboração
19h02: Shakira recebe das mãos da cantora porto-riquenha Kany García o prêmio “Agente de Mudança”. A barranquillera recebeu o reconhecimento pelo trabalho social dedicado às crianças de seu país que precisam de ajuda alimentar e outras necessidades desde 1997. Através de sua “Fundação Pies Descalzos”, inicialmente ela conseguiu ajudar crianças deslocadas e suas famílias na Colômbia, criando igualdade de oportunidades para que pudessem frequentar a escola e receber uma boa educação.