Na última segunda-feira, 8 de março foi o Dia Internacional da Mulher e como forma de comemorar a data o site do Global Citizen realizou uma lista especial: “14 heroínas feministas que você deve conhecer e celebrar, de acordo com Global Citizen”.Confira o trecho da publicação que fala sobre Shakira com tradução livre para o português realizada pela equipe do Portal Shakira:
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e ao Mês da História da Mulher, estamos aproveitando a oportunidade para celebrar algumas das fenomenais heroínas feministas do mundo.
As mulheres provaram ser algumas das líderes e ativistas mais incríveis, continuando a aparecer para aqueles que mais precisam delas. Embora tenham suportado séculos de opressão e afastamento, as mulheres se ergueram em todas as ocasiões e representaram mais do que apenas elas mesmas, e as heroínas feministas listados abaixo são um verdadeiro testemunho disso.
Entramos em contato com Global Citizen de todo o mundo e conversamos com algumas pessoas que também trabalham na Global Citizen para descobrir quem são suas heroínas feministas. De políticos e artistas a autores e ativistas ambientais, esses heróis são uma prova sólida de que as meninas, como disse a feminista Beyoncé, comandam o mundo.
1- Dr. Jane Goodall
2- Sophia Bush
3- Beyoncé
4- Malala Yousafzai
5- Jane Fonda
6- Rosa Parks
7- Hillary Clinton
8- Chimamanda Ngozi Adichie
9- Shakira
O membro do Global Citizen, David entrou em contato conosco no Instagram para chamar a artista performática, Shakira, como sua heroína.
“A educação é a chave para o sucesso de tudo o que fazemos”, disse ele. “Shakira, portanto, se destaca como minha heroína feminista devido aos seus trabalhos filantrópicos desde os 18 anos. Ela e sua fundação sem fins lucrativos Fundación Pies (Barefoot Foundation) ajudam a fornecer educação de qualidade para todas as crianças da sociedade que estão fora do alcance e iriam [caso contrário] ser levado pelos guerrilheiros e os paramilitares para ter suas vidas destruídas. ”
Desde 1997, Shakira se dedica a ajudar crianças pobres e desprivilegiadas. A cantora tinha apenas 18 anos quando fundou a Fundação Pés Descalços para dar início à sua missão. Seu trabalho filantrópico inclui fornecer às crianças vulneráveis acesso a cuidados de saúde, educação, bem como alimentação e nutrição.
10- Winnie Madikizela Mandela
11-Dolly Parton
12- Berta Cáceres
13- Daphne du Maurier
14- Dolores Huerta
Para conferir a publicação completa do Global Citizen, em inglês, clique aqui.
Shakira realmente é um grande feminista e filantropa que merece todo o reconhecimento!
Vale lembrar, que Shakira participou do Global Citizen em 2017 como participação especial no show do Coldplay. A colombiana e vocalista, Chris Martin cantaram juntos 4 canções, sendo duas de Shakira e duas da banda: Me Enamoré, Chantaje, Yellow e A Sky Full Of Stars.
Relembre abaixo as apresentações de Me Enamoré e A Sky Full Of Stars:
Leia também:
Shakira apoia o Google Org Impact Challenge para mulheres e meninas
Dia Internacional da Mulher: Entenda a importância de Respect Shakira