Enquanto o mundo fala sobre o documentário sobre sua turnê mundial ‘El Dorado’ e o que ela representa para a música latina, Shakira Mebarak se dedica em tempo integral a outra de suas paixões: a educação infantil. A cantora, compositora e filantropa viajou para o Catar nos últimos dias, para participar ontem de uma sessão plenária da Cúpula Mundial de Inovação Educacional (WISE), na cidade de Doha.
Durante seu discurso, Shakira falou sobre sua experiência com a Fundação Pies Descalzos, que fundou em 1997 e enfatizou a importância da educação para melhorar a qualidade de vida e as oportunidades dos indivíduos.
“Percebi que a maioria dos problemas enfrentados pelas crianças no meu país tem um denominador comum: a falta de acesso a uma educação de qualidade. Para mim, ficou claro como o cristal que a educação é uma maneira certa de lhes dar uma chance de lutar na vida. ” Shak
Além disso, ela disse que “a Colômbia, como outros na América Latina, é um país onde poucos têm muito, muitos não têm quase nada e, se você nasceu pobre, certamente morrerá pobre. Onde as pessoas não têm acesso igual a oportunidades, porque geração após geração, elas ficam presas nesse círculo vicioso. ”
Embaixadora da boa vontade da UNICEF e vencedora de vários prêmios ao longo de sua carreira, ela define como “realmente algo muito empolgante” poder trabalhar pela educação, porque é algo pelo qual ela é realmente apaixonada e já obteve grandes resultados.
“Ver essas histórias de sucesso com seus próprios nomes e sobrenomes foi uma das coisas mais gratificantes que já fiz na minha vida, mais do que ganhar um Grammy”, disse ela.
O evento também anunciou a aliança entre a Fundação Pies Descalzos e a organização Educate A Child, para matricular 54 mil crianças nas escolas nos próximos três anos. A artista disse que é uma honra poder realizar essa união, porque “marca o início de uma nova era na Colômbia”. Ela acrescentou que isso trará benefícios para milhares de crianças, professores e famílias, e levará ao estabelecimento de novas escolas, distribuição de uniformes, fornecimento de um programa de transporte para crianças matriculadas em escolas e programas de treinamento de professores.
A iniciativa ‘Zero Crianças Fora da Escola’, liderada pela ex-duquesa do Catar, Sheikha Moza bint Nasser, da Educate A Child, busca trabalhar de mãos dadas com os governos que estão perto de alcançar Educação primária universal, mas eles precisam de ajuda para atingir a meta.
Ponto para a nossa rainha latina!