Gustavo Cerati, que faleceu em 4 de setembro de 2014, hoje (11) completaria 59 anos de idade. De uma grande trajetória, o músico teve grandes relações com outros artistas de renome, dentre eles, a nossa diva colombiana Shakira.
Gustavo permanece presente nas composições de Shakira Dia Especial e No, ambas do álbum Fijacion Oral Vol. 1, de 2005, bem como na versão em inglês The Day And The Time, que pertence ao Oral Fixation Vol. 2.
A colombiana teve uma relação estritamente profissional com Gustavo, de encontros para compor e compartilharem suas criações. Falavam de coisas profundas, que excediam a música.
Shakira se referiu a isso em um momento, numa entrevista. O mais curioso foi que lembrou de um costume que Gustavo tinha para compor.
“Lembro de um caderno marrom que sempre levava com ele. Tinha capa de couro. Ali guardava palavras e palavras… Milhares. Era uma coleção de vocábulos que havia começado a escrever quando tinha 15 anos. Espero que seu filho tenha isso, por que este caderno é um tesouro. Vamos ver se eu herdo isso!, dizia a Gustavo. Eu queria seu caderno de palavras, já me serviria bem para compor!”, afirmou.
“Cada vez que ele queria escrever uma canção, pegava o caderno, porque quando se faz letras, uma palavra leva a outra e por aí vai: há uma que desperta as outras e no final, todas se veem como um avalanche sobre você”, descreveu Shakira.
Relembre a apresentação ao vivo de Shakira ao lado de Gustavo Cerati, no Live Earth, no ano de 2007, em Hamburgo, Alemanha, onde eles interpretaram Dia Especial: