Resenha: Shakira Canta Para o Sol

O Jornal Diáriod e Pernanbuco divulgou nesta segunda-feira uma resenha bastante atrasa mas bem interessante sobre o mais recente disco de Shakira, Sale El Sol. Confira o texto na íntegra:

Shakira canta para o Sol
Edição de segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Pop star colombiana lança disco Sale el sol, repleto de ritmos caribenhos e longe dos questionamentos sociais
 

A colombiana Shakira Isabel Mebarak Ripoll parece ter nascido para ser a estrela deste novo mundo globalizado. Com ascendência libanesa, catalã e italiana, fala português e inglês fluentemente, além do espanhol nativo. Já pareceu árabe, branca pálida com cabelos lisos e escuros, ruiva, rastafari e hoje desfila um belo bronzeado com farta cabelereira loira e ondulada. Começou rechonchudinha, depois ficou magérrima e agora está cheia charme e de curvas. É uma camaleoa. Uma artista pop que soube se reinventar não só na imagem. Em seu novo álbum, Sale el sol, Shakira surge em nova pele, desta vez mais caribenha que nunca.

A faixa-título, que abre o álbum, pode até tentar despistar. É uma típica balada de pop rock – do tipo que está em todos os seis álbuns anteriores de Shakira. Na música seguinte, Loca, a alma do álbum se mostra. O balanço remete imediatamente à moda do reggaeton de alguns anos atrás – e que Shakira adotou com fervor em Fijácion oral 1, aquele disco que tinha a dançante La tortura, em que ela dividia os vocais com Alejándro Sanz. Gordita, Addicted to you e Rabiosa continuam seguindo a linha caribenha, com muitos metais e o irrecusável convite para mexer os quadris.

Com menos recursos eletrônicos que o anterior She wolf, Sale el sol é como o nome sugere: um álbum solar, de verão. Longe, bem longe, dos questionamentos sociais de Pies descalzos, o principal álbum antes da mudança fisíca e ideológica de Shakira para os Estados Unidos. Em entrevistas, a cantora declarou que Sale el sol é uma volta às suas origens. ´Eu acho que é o melhor disco da minha carreira`, comentou, na época do lançamento norte-americano. O álbum traz como faixa bônus Waka waka, a música tema da Copa do Mundo deste ano, na Àfrica.

Comercialmente, Sale el sol vai muito bem: ultrapassou um milhão de cópias vendidas em apenas seis semanas. Loca, o primeiro single, chegou a ficar entre as 20 mais tocadas nos Estados Unidos. A turnê do álbum – batizada de The sun comes out world tour – tem 84 datas, começou em setembro de 2010 e deveser encerrada no final de março. No Brasil, Shakira é a principal atração do Pop Music Festival, com shows em Porto Alegre (13 de março), Brasília (16) e São Paulo (19). Também são fortes as apostas de que a cantora irá participar do carnaval de Salvador, ao lado de Ivete Sangalo, que, como a Shakira de uma década atrás, está em busca de uma carreira internacional. A colombiana conseguiu da maneira mais trabalhosa: se reiventando a cada estação. (Carolina Santos)

Você Pode Gostar!

Mais do autor