Presidente da Colômbia inicia cúpula defendendo presença de Cuba

Sexta edição da Cúpula das Américas começa com Obama e Dilma.
Shakira cantou hino colombiano à capela na cerimônia de abertura.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse neste sábado (14) que seria “inaceitável” uma nova Cúpula das Américas com a ausência de Cuba.

A declaração foi feita durante a abertura da sexta edição da cúpula, em Cartagena, e diante do presidente dos EUA, Barack Obama.

“O isolamento e a indiferença demonstraram já sua ineficácia“, disse Santos. “No mundo de hoje, não se justifica esse anacronismo.”

A reunião começou oficialmente com a presença de 31 presidentes, entre eles Obama e a brasileira Dilma Rousseff, e na ausência do venezuelano Hugo Chávez, que segue recomendações médicas e não compareceu ao encontro.

A cúpula foi inaugurada pelo secretário-geral da OEA, José Manuel Insulza, e antes a cantora colombiana Shakira interpretou à capela o hino nacional da Colômbia, país anfitrião do evento, no Centro de Convenções desta antiga cidade murada, banhada pelo Caribe. Veja aqui o vídeo de Shakira cantando o Hino Nacional colombiano.

Além de Chávez, outras ausências foram a do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que não deu motivos para a sua falta, e o colega equatoriano, Rafael Correa, que boicotou a cúpula por causa do veto dos Estados Unidos à participação de Cuba.

A conferência foi convocada para discutir a integração e a cooperação para a prosperidade.

No entanto, a ineficácia da guerra contra as drogas liderada pelos Estados Unidos na América Latina, que dura 40 anos e deixou dezenas de milhares de mortos, e a exclusão de Cuba, agitaram os debates prévios à cúpula.

Os líderes latino-americanos tiveram um debate público à tarde e à noite, o anfitrião, Juan Manuel Santos, ofereceu um jantar na Casa de Hóspedes.

Fonte: G1

Você Pode Gostar!

Mais do autor