Segundo o jornal espanhol El Confidencial, o ex-técnico do Barcelona, Josep Guardiola, recorreu a uma agência de detetives para espionar a vida privada do zagueiro Gerard Piqué. De acordo com o diário, esse acompanhamento ganhou uma “intensidade especial” a partir do momento em que o jogador espanhol começou a namorar a cantora colombiana Shakira, em 2011.
Segundo a publicação, Guardiola era extremamente controlador da vida pessoal de cada um de seus comandados. Muitas vezes o próprio treinador telefonava à noite para as residências dos jogadores, a fim de saber se eles estavam em casa.
O técnico teria ficado preocupado com o comportamento de Piqué, principalmente após o início de sua relação com a cantora Shakira. Em 22 de janeiro de 2013, o casal de namorados teve o primeiro filho, batizado de Milan Piqué Mebarak e nascido em Barcelona.
Também de acordo com o periódico, o representante de Piqué chegou a denunciar ao clube que o jogador estava sendo seguido por desconhecidos. Para que a espionagem fosse abafada, o agente teria tido como resposta que os “perseguidores” eram paparazzi.
O jornal aponta ainda que os meias Deco e Ronaldinho e o atacante Samuel Eto’o também tiveram a vida privada espionada a mando do Barcelona. Os dois primeiros deixaram o clube catalão em 2008, enquanto o terceiro saiu em 2009, enquanto que Guardiola dirigiu a equipe entre 2008 e 2012.
O treinador atualmente vive ano sabático com a família em Nova York. Ele anunciou que voltará a trabalhar no início da próxima temporada europeia, assumindo o comando do Bayern de Munique.