A revista americana Paper, em comemoração aos 25 anos do lançamento do álbum Pies Descalzos, resolveu revisitar toda a carreira da Rainha Colombiana.
Shakira e seus fãs cresceram e amadureceram juntos, claro que a cada lançamento mais milhares iam se juntando, com certeza essa história possui muitas músicas especiais!
Confira o que a Paper comentou sobre o aniversário 25° Pies Descalzos, com tradução livre do Portal Shakira:
Faz 25 anos que uma roqueira de cabelos negros de Barranquilla, Colômbia, deixou sua marca. Depois de dois álbuns fracassados, ela teve uma terceira e última chance com um pequeno LP chamado Pies Descalzos . Com total controle criativo, Shakira , de 18 anos, desnudou sua alma e o mundo conheceu seu lirismo incrivelmente poético. Conforme ela evoluiu com sua música ao longo dos anos, a essência de Shakira de espírito livre permanece a mesma. Ele ajudou a preparar o palco para o crossover global da música latina, mais recentemente no show do intervalo do Super Bowl, com os dois pés firmemente plantados no chão.
Aquela garota da guitarra elétrica ganhou alguns reflexos vermelhos e expandiu seu repertório com seu segundo álbum de grande gravadora, ¿Dónde Están Los Ladrones? De 1998 , mesclando rock latino com elementos do pop e influências do Oriente Médio que refletiam sua herança libanesa. Ao mesmo tempo, ela estava descobrindo como usar todo o seu corpo como instrumento da música, fazendo a dança do ventre em “Ojos Así”. Pies lançou as bases para a aquisição da música latina por Shakira, enquanto Ladrones a estabeleceu como uma superstar genuína naquela cena.
Tendo atingido o teto da música latina, Shakira queria mais, então ela olhou para os Estados Unidos com seu álbum em inglês, Laundry Service de 2001. Agora uma loira bombástica, ela foi vista como uma traição por alguns fãs originais enquanto rompia aquele novo mercado com o hit “Whenever, Wherever” e a versão em espanhol “Suerte”. Sim, Shakira teve que gravar em inglês para se firmar como uma estrela pop global, mas com Fijación Oral, vol. 1 , ela mais tarde encantou aquele público mais amplo para o outro lado.
Não há limites para seu sucesso em qualquer mercado ou idioma. Quando você pensa que já entendeu, ela sempre muda. Shakira ainda é aquela rockera . Ela ainda é aquela estrela pop. Ela pode fazer tudo, como exemplificado por seu recente trilha de Zootopia , ” Try Everything “. A autoproclamada “She Wolf” é um titã na era digital da música, onde devora bilhões de streams com seu catálogo. Na sua esteira, a Colômbia se tornou um hotspot para o talento com as exportações recentes como J Balvin , Maluma e Karol G .
Como a música latina continua a se tornar uma força global, não podemos nos esquecer de lembrar o impacto de Shakira no movimento. Com 25 anos de LatinXcellence, estamos dividindo Shakira: Os melhores momentos da carreira de Shakira com 10 de seus maiores sucessos.
“Estoy Aquí” (1995)
Depois de não obter muito sucesso com seus álbuns Magia e Peligro , o título do single principal do álbum Pies Descalzos de Shakira foi bastante emblemático. “Estoy Aquí” ou “I’m Here” soou como uma declaração de uma artista que finalmente se encontrou na música. A melodia reconfortante continua sendo um momento de ternura em seu catálogo. Desde o início, Shakira empurrou tudo com Pies Descalzos , especialmente em ” Se Quiere, Se Mata “. Ela cantou sobre os perigos que as mulheres enfrentam com abortos inseguros quando não há opção legal. É uma questão pela qual os ativistas dos países latino-americanos estão lutando agora . 25 anos depois, Shakira ainda está aqui e sacudindo as coisas.
“Ciega, Sordomuda” (1998)
Depois que um livro com as letras de Shakira para seu próximo cd após Pies Descalzos foi roubado, ela transformou a situação ruim em ouro com o álbum ¿Dónde Están Los Ladrones?. Ela se juntou ao criador de sucessos colombiano Estéfano para escrever o single principal “Ciega, Sordomuda”. A canção sobre ser cegado pelo amor manteve a música latina fresca com sua mistura única de mariachi e dance-pop. “Ciega” definiria o som da música latina entrando no novo milênio, à medida que outros artistas começaram a fazer fila para colaborar com Estéfano em seguida. A rockera estava encontrando seu groove e absolutamente amando-o no videoclipe selvagem.
“Ojos Así” (2000)
“Ojos Así” é outro sucesso de destaque de ¿Dónde Están Los Ladrones? Shakira o incluiu no setlist de seu álbum ao vivo de 2000, MTV Unplugged . Ela foi a primeira artista feminina na música latina a ser convidada a gravar o especial que mais tarde lhe rendeu um prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop Latino. “Ojos” apresenta cantos árabes e elementos da música do Oriente Médio que refletem seu lado libanês. Cantando letras hipnóticas em espanhol, ela combinou lindamente seus dois mundos. Shakira também começou sua dança do ventre aqui. A performance do MTV Unplugged colocou seus talentos em um palco mundial para todos verem.
“Whenever, Wherever” (2001)
Seguindo os passos do superstar porto-riquenho Ricky Martin e do cantor espanhol Enrique Iglesias, Shakira entrou no mercado inglês com “Whenever, Wherever”, o single principal de seu álbum Laundry Service . A canção de influência latina foi escrita com outra mulher que lançou as bases para ela, a cantora cubano-americana Gloria Estefan. A poesia das letras de Shakira poderia ser apreciada em inglês com versos como: “Sorte que meus seios são pequenos e humildes, então você não os confunde com montanhas.” Shakira escalou a tabela Billboard Hot 100, chegando ao número 6, e a música a estabeleceu como uma superstar global.
“La Tortura” (2005)
Com o mundo cativado pelo crossover inglês de Shakira, ela manteve esse público com exclusividade quando chegou a hora de seu álbum em espanhol Fijación Oral, vol. 1 . Depois que porto-riquenhos como Daddy Yankee e Tego Caulderón colocaram a música reggaetón no mapa, ela se aventurou nesse som para “La Tortura” com o cantor espanhol Alejandro Sanz. Em uma época em que era uma raridade para uma música espanhola figurar na tabela Hot 100 de todos os gêneros, “Tortura” alcançou o 23º lugar. Ela também se tornou a primeira artista latina a cantar uma música em espanhol no vídeo da MTV VMA 2005. Fijación Oral alcançou a quarta posição na Billboard 200 chart e detém o recorde de álbum totalmente espanhol de maior sucesso de uma artista feminina. Shakira mais tarde se tornou a primeira mulher a ganhar o Álbum do Ano no Grammy Latino de 2006.
“Hips Don’t Lie” (2006)
Com “Hips Don’t Lie”, Shakira provou que seu sucesso no mercado de língua inglesa não foi por acaso. Na verdade, após as vendas decentes de seu segundo álbum em inglês, Oral Fixation, vol. 2 , Wyclef Jean foi convocado para revitalizar o projeto e levá-lo ao próximo nível. Isso ele fez com Shakira em “Hips Don’t Lie”. Na música que provou o clássico de salsa do início dos anos 90 ” Amores Como El Nuestro “, Shakira encontrou a sinergia perfeita entre seu corpo e a música. Seus quadris não apenas cativaram os Estados Unidos, mas também dominaram o mundo todo. Ela ganhou seu primeiro número 1 no Hot 100 e na parada de singles do Reino Unido, enquanto atinge o mesmo pico em muitos outros países. Shakira, Shakira solidificou seu lugar na história pop.
“Beautiful Liar” (2007)
Para sua primeira colaboração feminina, Shakira juntou forças com a superestrela Beyoncé em “Beautiful Liar”. Bey procurou Shakira para o single principal de seu relançamento do álbum B’Day . Nunca tivemos uma performance ao vivo conjunta desta equipe icônica, mas felizmente as duas estrelas serviram o suficiente para olhares e ação da moda no videoclipe chique para durar por muitos anos. Shakira também colocou Beyoncé em seu show de dança do ventre. Aquela pausa para dançar inspirada no Oriente Médio era tudo e continua viva na minha cabeça sem pagar aluguel. O poder que isso tem. Alguns anos depois, Shakira convocaria outra rainha do R&B, Rihanna, para seu single ” Can’t Remember to Forget You “.
“She Wolf” (2009)
Tendo já provado seu valor no mercado de língua inglesa, Shakira lançou seu álbum She Wolf apenas procurando se divertir. A faixa-título maluca perdeu o Top 10 da Billboard Hot 100 por um ponto, chegando a 11, mas continua sendo um momento lúdico e importante em seu catálogo. Apoiada por batidas influenciadas pelo disco, Shakira defendeu que as mulheres liberassem seus “lobos” interiores e vivessem suas vidas sexualmente fortalecidas. Ela engoliu o patriarcado ao abraçar sua sexualidade no vídeo musical surreal. Falando em sexualidade, ” She Wolf ” se tornou um hino LGBTQ +. “Há uma loba no armário, deixe sair para que ela possa respirar”, ela cantou. Shakira disse: “Derechos de los gays!” (ou “Direitos dos homossexuais!”)
“Waka, Waka (This Time for Africa)” (2010)
Depois que Shakira causou impacto na Copa do Mundo FIFA de 2006 com o remix de Bamboo de “Hips Don’t Lie”, ela tinha uma canção original pronta para os jogos de 2010 na África do Sul. Ela se juntou à banda local de fusão afro Freshlyground para outro de seus maiores hinos, “Waka, Waka (This Time for Africa)”. O videoclipe apresentava os melhores jogadores de futebol da época, incluindo seu namorado Gerard Piqué. Foi a primeira vez que conheceu a estrela espanhola. “Waka Waka” foi um destaque do desempenho de Shakira no intervalo do Super Bowl, onde ela destacou a comunidade afro-colombiana com o tradicional intervalo para dançar champeta .
“Chantaje” (2016)
A descoberta global de Shakira ajudou a colocar a Colômbia no mapa da cena musical latina. J Balvin, Karol G e Maluma estão entre a nova geração de estrelas que emergiu do país. Ela se juntou a Maluma para o ultra sexy “Chantaje” para seu álbum El Dorado . Shakira tinha o autoproclamado “Pretty Boy, Dirty Boy” no gancho com seus quadris atemporais. O mundo também foi fascinado com “Chantaje” atingindo um pico impressionante no 51º lugar na lista das 100 melhores. Maluma falou recentemente sobre a colaboração na SPIN , dizendo : “Trabalhar com [Shakira] foi uma ótima experiência e serei grato a ela pelo resto da minha vida.”
Leia a publicação original, em inglês, clique aqui.
Leia também:
Pies Descalzos: Luis Ochoa fala sobre o processo de criação com Shakira
Relembre todas as posições de Shakira na The Hot 100 da Billboard USA