Após o sucesso da Era Orais (Fijación Oral e Oral Fixation), Shakira teve a difícil tarefa de inovar novamente e claro podemos afirmar que ela conseguiu. Em 9 de outubro de 2009, a colombiana lançou seu oitavo álbum e terceiro álbum em inglês, She Wolf (Loba, em países hispânicos).
O álbum é um mix de ritmos como oriental, pop latino, porém com uma grande pegada eletro pop. Grandes artistas participaram de sua composição e produção como Pharrell Williams, Jorge Drexler e Wyclef Jean. Shakira canta sobre relacionamentos e liberdade, em uma entrevista ela declarou: “Loba é a mulher do nosso tempo. A mulher que sabe o que quer e que é livre de preconceitos e ideias preconcebidas. Ela defende seus desejos mais profundos, com dentes e garras, como um animal selvagem”.
Para promover o álbum foram lançados os seguintes singles: She Wolf (faixa-título) que alcançou um ótimo desempenho nas paradas mundias, na Billboard USA chegou na posição #11. Loba, sua versão em espanhol foi um sucesso e alcançou o topo da Billboard Hot Latin Songs. Dit it again, foi o segundo single lançado mundialmente (exceto EUA), sua versão em espanhol, “Lo Hecho está Hecho” alcançou o #6 lugar na Billboard Latin Songs. Como segundo single nos EUA, Give It Up To Me alcançou a posição #29 na Hot 100. O último single, Gypsy e sua versão em espanhol, Gitana, alcançaram respectivamente as posições #65 na Hot 100 e #6 na Hot Latin.
#1 She Wolf/ Loba
Os videos foram dirigidos por Jake Nava e lançados em 2009. Esse é um dos vídeos mais polêmicos, simbólicos e sexys da carreira de Shakira. Ela ousou e realmente encarnou seu alter ego “Loba”. Movimentos exóticos, figurino memorável, um vídeo inesquecível.
#2 Did It Again/ Lo Hecho Esta Hecho
Os videos foram dirigidos por Sophie Muller e lançados em 2009. Shak comentou sobre o conceito do vídeo: É um trabalho de dança contemporânea. Para filmar este vídeo, trouxemos uma coreógrafa da Islândia. O vídeo é uma espécie de guerra, em termos de dança. É uma relação de amor e ódio muito passional entre um homem e uma mulher.
#3 Give It Up To Me
O vídeo foi dirigido por Sophie Muller e foi lançado em 2009. No clipe, Shakira e muitas dançarinas mostram sincronia em uma coreografia icônica e diferente do que a colombiana costumava fazer.
#4 Gypsy/ Gitana
Os vídeos foram dirigidos por Jaume de La Iguana e lançados em 2010. O último single do álbum mostrou uma Shakira mais “latina” já servindo de “abertura” para o visual da era seguinte. A cantora contou com a participação do jogador de tênis, Rafael Nadal. A química entre os dois funcionou, deixando o clipe “quente”e memorável.
Bônus: Live de “Gypsy”
Leia também os outros posts da série: Pies Descalzos, Dondé Están Los Ladrones ,Laundry Service , Fijación Oral e Oral Fixation.