10º lugar: Ojos Así (Oral Fixation Tour)
Shakira foi beber na fonte de inspiração de seus antepassados para criar uma de suas mais notáveis canções e que, segundo os internautas do Portal Shakira, é um de seus momentos mais sexies.
Preocupada em criar um espetáculo multicultural, Shakira repaginou a música para a Oral Fixation Tour adicionando uma pequena introdução com instrumentos árabes.
Usando os cabelos presos, calças largas, seu indispensável xale de moedas e top que deixava seu dorso à mostra,
Shakira protagoniza uma belíssima demonstração da dança do véu. Apoiada por belíssimos efeitos visuais e mesclando seus movimentos de quadril a uma postura forte de palco, Shakira dá o tom certo a esta performance.
9° lugar: Objection (Tango)
Louca, sensual e muito ciumenta. Estes são os perigosos elementos que Shakira mistura para criar seu personagem no videoclipe para a canção ‘Objection (Tango)’.
No vídeo dirigido por Dave Meyers, Shakira protagoniza uma sequência de tango sensual com um ex-namorado pouco antes de perseguí-lo e partir para a briga com sua nova namorada.
Alternando entre o sadismo e o bom humor, a cantora dança insinuante numa casa de tango e toca com sua banda em um grande galpão.
O vídeo ainda conta com a participação da atriz pornô Tabitha Taylor.
8° lugar: Ensaio para a revista Blender (2005)
O oitavo lugar de nosso top é o único ensaio fotográfico da lista. No auge do sucesso de seu single La Tortura e estabelecida como um furacão latino, Shakira aceitou a proposta da revista Blender e fotografou para aquele que seria o ensaio mais sensual de toda a sua carreira.
Posando de forma insinuante e usando um visual natural, a cantora contou com a linda paisagem das praias das Bahamas para compor o belíssimo ensaio feito pelo fotógrafo James White Date.
7° lugar: Whenever Wherever (Oral Fixation Tour)
‘Para que mexer em time que está ganhando?’ Este provavelmente foi o lema seguido por Shakira ao definir as direções que Whenever Wherever ganharia na Oral Fixation Tour.
O arranjo da canção adotado no espetáculo é exatamente o mesmo usado na Turnê do Mangusto e é o momento em que Shakira e seu público podem interagir mais de perto.
Porém, o ponto alto da performance são os movimentos sensuais e as poderosas batidas de quadril realizadas por Shakira enquanto realiza a tradicional dança da corda.
Assessorada pelo belíssimo figurino desenhado pelo estilista Roberto Cavalli, ela movimenta os quadris, o colo e as pernas seguindo a cadência ritmada da percussão e do derbake usados na introdução da faixa.
6° lugar: La Tortura (VMAs 2005)
Água e Fogo juntos. Essa dualidade resume claramente a força de apresentação de Shakira no Video Music Awards 2005. Apresentando pela primeira vez na história da premiação um número em Espanhol, Shakira exibe todo o seu exotismo latino na performance.
Em oposição ao visual plástico das cantoras pop norte-americanas, Shakira surgiu no evento com os cabelos revoltos em cachos longos tingidos de loiro e negro usando nada além de um pequeno top para cobrir os seios.
Apresentado um novo set de movimentos – que agora além dos quadris envolvia também vigorosos movimentos de peito e cintura, Shakira corcoveou pelo palco enquanto flertava com seu companheiro de palco Alejandro Sanz.
5°lugar: Hips Don’t Lie (Grammy 2007)
Para sua primeira performance no Grammy, Shakira se esforçou ao máximo. Repetindo mais uma vez a proveitosa parceria com Farah Khan, que resultou na grande performance de Hips Don’t Lie nos VMAs de 2006.
Inspirada em motivos árabes, a performance traz Shakira e diversas dançarinas em exuberantes figurinos dourados e luminosos.
Usando os cabelos armados como nunca antes e um figurino de cintura perigosamente baixa, ela esbanjou sensualidade ao interagir e flertar com seu parceiro Wyclef Jean durante a performance, que até mesmo lhe rendeu alguma criticas negativas pela sexualidade exacerbada em um evento tão tradicional.
4°lugar: Whenever Wherever
Shakira se muniu de toda a sensualidade latina e aliou-a aos movimentos da secular dança do ventre para impulsionar o lançamento de seu primeiro single global.
O resultado é uma faixa de fusão repleta de uma sensualidade nada vulgar e que daria o tom da carreira de Shakira daí por diante.
Quebrando a imagem delicada que passava até aquele momento, ‘Whenever Wherever’ traz uma Shakira loira, dançante e que usa calças de couro apertadas enquanto interage com elementos cibernéticos para gerar um clipe incrivelmente sensual.
3° lugar: Don’t Bother
Não, o terceiro lugar da lista não está repleto de danças e movimentos sensuais! Pela primeira vez em sua carreira Shakira usou uma faixa não dançante como primeiro single de um álbum, Isto significa que não há sensualidade? Muito pelo contrário.
Trabalho em parceria de Shakira com Jaume de La Iguana, Don’t Bother é um clipe que traz a forma de sensualidade mais crua de Shakira até o momento. Entre as sádicas tomadas da destruição de um carro,
Shakira canta ora sobre o corpo seminu de seu parceiro, ora se insinua dentro de um Ford Mustang. Como se não bastasse, Shakira e seu parceiro no vídeo ainda protagonizam algumas cenas bem fortes sob o chuveiro – ambos vestindo suas roupas, por que a colombiana é de família.
2° lugar: Beautiful Liar
O que esperar de um vídeo que junta os furacões Shakira e Beyoncé? Trocas de roupa, movimentos ultra-sensuais e, claro, muita dança. Feito para a re-edição do álbum B’Day, ‘Beautiful Liar’ ficou com a segunda posição e mostra Beyoncé e Shakira mostrando sua sensualidade de forma diferentes.
ntre sussurros, e muita fumaça, as duas mexem com o imaginário masculino as dançarem juntas encharcadas sob a chuva ou ao se contorcerem de forma provocante contra uma parede.
Jogando com efeitos visuais, figurino e maquiagem, o clipe cria uma incrível semelhança entre os dois tufões e culmina numa incrível tomada de dança que mistura a dança do ventre de Shakira aos movimentos R&B de Beyoncé.
O resultado é uma produção que segundo a revista Playboy é o vídeo mais erótico de todos os tempos.
1º lugar: La Tortura
O primeiro lugar de nosso top ficou com nada menos do que o clipe de ‘La Tortura’.
Para seu retorno depois de quatro anos longe dos holofotes, Shakira se muniu com toda a produção que uma super star global merece.
Usando visual simplista, Shakira causou discussões mesmo entre seus fãs mais antigos quando surgiu no vídeo de ‘La Tortura’ em sequências de dança pra lá de sensuais com o corpo besuntado de tinta preta.
Além dos movimentos de sua cintura e da região do peito, Shakira contou com a direção do renomado Michael Haussman, que anteriormente já havia trabalhado com Madonna, Britney Spears e Kanye West.
Entre cenas de dança potentes coreografadas por Jamie King, coreógrafo de Madonna, ela e Alejandro Sanz, que encarna seu namorado no vídeo, protagonizam cenas tórridas por todas as partes do apartamento.