No ano de 2005, Shakira nos presentou com um projeto ousado. Dois álbuns paralelos, de idiomas distintos, mas com o mesmo propósito: celebrar a poesia em forma de música.
Hoje, 28 de novembro de 2016, comemora-se 11 anos do lançamento do Oral Fixation vol. 2, que contém os singles Don’t Bother, Illegal e, em seu relançamento, o grandioso sucesso de Shakira e Wyclef Jean, Hips Don’t Lie, apresentada no MTV VMA de 2006, uma das poucas performances de Shakira em premiações norte-americanas e que serviu de música-tema da Copa do Mundo de 2006, na sua versão Bamboo.
O álbum conta também com algumas polêmicas, como a capa, censurada em países do Oriente Médio por ser considerada sensual demais, onde Shakira teve seu corpo coberto por folhas. Há também a questão da dúvida da existência de Deus em How Do You Do e a faixa Timor, que fala do conflito em Timor Leste, também foi banida em alguns países.
O álbum é responsável por dar o nome da tour, Oral Fixation, lançada oficialmente dia 12 de novembro de 2007 e gravada nos Estados Unidos em 2006.
Don’t Bother
Hips Don’t Lie
Illegal