Além de todas habilidades artísticas de Shakira, que claro, conhecemos de cor, a diva latina também tem um interesse e um fascino pelo mundo das artes, prova disso que a diva latina vira e mexe visita museus e exposições em busca de aprofundar seus conhecimentos.
Prova disso que a diva do pop aproveitou para postar uma imagem ao lado do polemico quado “Olympia”, de Édouard Manet.
Edouard Manet (1832-1883) foi fruto dessas transformações, um precursor que trouxe em sua arte todas as inovações técnicas e temáticas que inspiraram a modernidade que estaria por vir estando atrelado à estética naturalista1, e lutando para ser aceito nos salões oficiais e compreendido pela sociedade da época. Quando seu quadro
“Olympia” foi exibido no Salão de Paris de 1865, provocou um grande escândalo entre os críticos, que o julgaram como “arte indecente”. As pessoas gargalhavam olhando para o quadro imaginando se aquilo era uma paródia a um tema clássico ou se era de fato um retrato.
“O fato da tela (Olympia) não ter sido destruída, se deve unicamente aos cuidados tomados pela administração”.
Olympia foi baseada na “Vênus de Urbino” de Ticiano, de 1538. A composição de Manet era clássica e com cores refinadas, mas a execução e o tema eram contemporâneos. A forma que Manet pintou também era incompreensível para os padrões da época: ele criou uma pintura “chapada” dando a impressão de que Olympia tivesse sido colada à tela. As tintas pareciam que não haviam sido misturadas, dando um aspecto sujo à composição. A nudez de Olympia foi cruamente representada, diferentemente dos nus suaves e belos da época.
E ai curtiu…