As cenas do Making of oficial divulgadas são, na verdade, cenas do Making Of feito pela MTV norte-americana e exibido antes do lançamento do clipe. O Portal Shakira transcreveu os trechos mais importantes para você.
Jake Nava, diretor do vídeo, falou sobre o complicado processo de direção do clipe, já que Shakira já havia feito muita coisa: “Eu entrei para filmar os movimentos, às vezes mexendo um pouco, mas na maior parte do tempo apenas respondendo ao que estava lá e que já era incrível.”
Jake ainda falou que foi às Bahamas para conversar com Shakira sobre o projeto e que ela já tinha idéias muito específicas sobre o vídeo. No começo, ela me disse: “Gostaria de fazer uma performance em uma jaula” e isto se amadureceu até que ela disse que gostaria de estar em uma caverna vermelha e eu disse que seria melhor se fosse uma caverna iluminada, interligada, quase uma mina, e ela gostou da idéia. “O departamento de arte colocou muito gliter na caverna para ficar bem brilhante e quando iluminamos do jeito que eu havia pensado, a coisa ficou com o visual ideal.”
“Achamos pedaços de jaulas por aí e apenas as juntamos. O grande desafio foi como fazer uma jaula parecer feita de rubi dentro do orçamento”, disse Sue Tebbutt, designer do vídeo, “então enchemos de gliter, pedaços de vidro e algumas gemas (de vidro). Levou quatro dias para ficar pronta”
A coreógrafa Hi Hat também falou sobre o trabalho no clipe: “Quando fui contatada por Shakira, ela queria algo diferente, queria criar algo que ninguém nunca a tivesse visto fazendo, então experimentamos o chamado “underground House”. Ela é a única que consegue se mexer daquele jeito com a barriga e o dorço, então misturamos alguns movimentos que ficam incríveis no corpo dela com um pouco do meu trabalho”. Sobre a controversa cena da jaula, Hi Hat disse “Na cena da jaula, todos os movimentos são animalescos e sensuais. Esta é a fantasia de todos os homens e as mulheres ou vão querer ser como Shakira ou sentir inveja dela”, brincou.
Ainda sobre a cena, Jake conta que a idéia para o set foi de Shakira e revela de onde veio a inspiração: “O set com a jaula foi idealizado pela Shakira. Acho que foi uma combinação de um show burlesco que ela assistiu e também um filme incrível de Grace Jones em uma jaula dourada. Acho que essas duas coisas se fusionaram na cabeça dela e ela começou a trabalhar em uma coreografa que pudesse funcionar em uma jaula”. Jake ainda falou sobre os desafios de gravar em condições tão curiosas: “Fiquei muito animado e interessado na idéia de ter um espaço restrito, por que é um parâmetro físico pouco comum que meio que inspira uma dança pouco comum. Além disso, as pessoas já viram tantas coreografias em tantos vídeos que é importante evoluir e trazer algo novo para o mercado e eu acho que é isso que a jaula faz. Dá a Shakira a oportunidade de se mover em uma direção diferente e, obviamente, há algo muito sensual em ela estar nessa jaula”.
Se a idéia de ter uma jaula de ouro era grandiosa, o preço também era e a equipe de produção teve que dar um jeito: “Nós orçamos a jaula e custaria 7 mil dólares para pintar a jaula inteira em ouro 24 kilates então usamos ouro 5 kilates combinado para pintar todas as barras e funcionou incrivelmente bem” , disse Ben Bolton, da direção de arte do clipe.
Outro elemento nada convencional no vídeo são os lobos. Heather Long, treinadora de lobos, falou um pouco sobre os animais na produção: “Os lobos que temos aqui tem entre seis e oito anos. Um deles especificamente trabalhou em As Crônicas de Nárnia, então ele já está treinado. A coisa com lobos e híbridos de lobos é que eles têm um instinto muito forte, então precisam conhecer bem o ambiente, precisam saber quais luzes estão se movendo, quem está ao redor, então é uma questão de ensaio. Eu diria que eles são treinados, não domados, eles ainda têm muito instinto animal”
“Desde o princípio do projeto, ficou claro que ela queria fazer algo muito especial que tenha um verdadeiro impacto e que tenha a ver com sua visão de si mesma e acho que ela tem sido muito ambiciosa com relação ao vídeo e este nível de concentração e ambição sempre leva a algo especial”, diz Jake, sobre o conceito do vídeo como um todo. Acho que nós dois ficamos um pouco frustrados com as convenções repetitivas nos videoclipes, uma falta de ambição no processo de fazer vídeos, e Shakira não é assim, no sentido de que ela está tentando fazer algo grandioso a seu próprio modo e fico muito feliz por fazer parte disso.