Com mais de três décadas de história e deixando sua marca por onde sua música alcança, Shakira construiu um tesouro artístico em sua vida, que agora será eternizado no Museu Grammy em Los Angeles a partir deste sábado.
A instituição homenageará a carreira musical da cantora, compositora, produtora, dançarina, artista visual, filantropa e ícone internacional de Barranquilla, nomeando a exposição em sua homenagem “Shakira, Shakira: The GRAMMY Museum Experience”, que se tornará uma galeria permanente de música latina no museu.
A cantora e compositora detém mais de 406 prêmios, incluindo 10 Latin Grammy Awards e 2 Grammys. Ela também detém o Recorde Mundial do Guinness como a artista feminina com o maior número de Prêmios Billboard Latin Music Awards, com 41.
A colombiana “La Puerta de Oro” deu à luz a artista latina mais vendida da história, que aos 14 anos assinou um contrato de três álbuns. Em 1995, ela começou sua trajetória de sucesso com seu álbum “Pies Descalzos”. A partir daí, ela construiu uma carreira única e duradoura, que agora é honrada pelo Museu Grammy.
“É uma honra ter minha carreira destacada no Museu GRAMMY. Esses objetos são testemunhos de tantos momentos inesquecíveis que aprecio, e estou muito feliz por poder reviver essas memórias com aqueles que me apoiaram como artista e continuam a fazê-lo”
disse Shakira.
SHAKIRA: Quebrando barreiras
Seu repertório musical é vasto, e Shakira é filha de pais de ascendência libanesa e espanhola, o que a levou a fundir elementos de suas diversas origens étnicas e raízes multiculturais, incluindo a dança árabe e o pop rock.
Por isso, em sua recente entrevista ao jornalista mexicano-americano Enrique Acevedo no programa En Punto do N+, ela relembrou a mistura de sonoridades que decidiu fazer na música de sucesso “Hips Don’t Lie”, lançada com o cantor Wyclef Jean há 17 anos.
Desta forma, Shakira quebrou barreiras para os artistas latinos, apesar de, às vezes, sentir a síndrome do impostor (um distúrbio psicológico em que pessoas bem-sucedidas são incapazes de assimilar suas realizações).
“Sofro um pouco dessa síndrome, que ainda não acredito ou que não sou capaz como dizem, mas essa pequena patologia me mantém motivada, querendo descobrir quem sou e o que posso dar”, disse ela.
Compartilhar esta exposição com sua família e permitir que seus fãs desfrutem de uma carreira que ainda está em alta é o que ela mais aprecia. “É muito agradável acompanhar as pessoas em tudo isso porque a música se torna como a trilha sonora da vida das pessoas e é transmitida de geração em geração. Poder estar viva em um momento como este, e é fantástico que minha família possa vê-la.
Objetos a serem exibidos:
A influência de elementos culturais na sua carreira, vídeos musicais, actuações e digressões mundiais, e aqueles que guardam memórias memoráveis para ela estarão em exposição para os visitantes verem.
Esta primeira exposição incluirá elementos interactivos que lhe proporcionarão novos conhecimentos sobre o seu processo criativo. Também estarão presentes objectos dos seus arquivos pessoais, três filmes originais e um espaço imersivo inspirado na sua digressão El Dorado.
Jasen Emmons, curadora sénior e vice-presidente dos Assuntos Curatoriais no Museu GRAMMY, exaltou as características que fizeram de Shakira um ícone musical global.
Shakira é uma superestrela rara que descobriu como continuar a evoluir como artista enquanto cresce com o seu enorme público. Tem-se dedicado seriamente ao estudo da música, e o Museu GRAMMY está entusiasmado por oferecer uma exposição dinâmica que reflecte a sua inteligência e capacidade.
Esta primeira exposição incluirá elementos interactivos que trazem novas perspectivas sobre o seu processo criativo. Também serão apresentados objectos dos seus arquivos pessoais, três filmes originais e um espaço imersivo inspirado na sua digressão pelo El Dorado.
Quarenta objectos dos arquivos pessoais de Shakira
- As duas roupas de Shakira para a Super Bowl LIV 2020 (uma vermelha e uma dourada), e a sua guitarra eléctrica Gibson Firebird, coberta com 70.000 cristais Swarovski pretos.
- A guitarra acústica Taylor que Shakira usa para escrever canções
- O Fender Stratocaster, coberto com cristais Swarovski rosa, que Shakira tocou durante a sua digressão de Fixação Oral (2006-2007)
- A guitarra eléctrica Yamaha Revstar dourada Shakira tocou durante a sua tournée El Dorado de 2018
- Roupas icónicas que Shakira usou durante a sua digressão de 2018 El Dorado
- O biquíni Shakira coberto de folhas usado para a capa do seu álbum de 2005 Oral Fixation, Vol. 2
- Um caderno com as letras de algumas das suas composições, manuscritas à mão