Shakira esteve na manhã desta quinta-feira no programa de rádio do apresentador Ryan Secreast. Lá, ela deu seu relato e sua opinião sobre a lei do estado do Arizona contra os imigrantes ilegais. Confira, na íntegra, o que Shakira tem a dizer sobre o assunto:
“Como uma latina, estou muito preocupada em como esta lei pode afetar famílias hispânicas trabalhadoras. Acho que ser detido na rua apenas pela cor de sua pele é simplesmente errado e é uma violação dos direitos humanos e dos direitos civis. Então vou estar com o prefeito, que também está se opondo a esta lei, e também estarei com o chefe de policia para ver como eles estão planejando implementar uma lei como essa, mesmo sendo uma violação dos direitos humanos
Se estivesse com o chefe de polícia agora, perguntaria se ele realmente seguiria a diante com esta lei mesmo sabendo que acabaria com os sonhos de tantos imigrantes que gostariam de ter uma chance no sonho americano assim como tantas minorias tiveram no passado. Todos sabemos como a América foi criada pelos sonhos dessas pessoas. E também por sua paixão e contribuição para a economia trabalhando duro e é isso que os latinos fazem neste país, trabalham muito duro. Nós somos aquele braço que trabalha sem descanso e que continua a sonhar que seus filhos tenham um futuro melhor e acho que devíamos considerar isso se formos adiante com isso. Espero sinceramente que isto se transforme em algo positivo e que o governo federal acabe dando atenção a este assunto, o assunto da reforma imigratória, e que todas estas pessoas possam ser legalizadas. O que quero dizer é que pessoas são pessoas, com ou sem documentos. Não sou uma expert na constituição mas sei que a constituição existe para proteger pessoas que estão sofrendo algum tipo de abuso e para proteger pessoas com ou sem documentos, por que esta é a realidade. Direitos humanos a frente e acima de qualquer coisa.
Também sou uma latina. Não nasci aqui, mas sei o quão grande este país é e que foi, como disse antes, forjado por tantos imigrantes que chegaram e o tornaram o país que é hoje e que depende da criação de união e não da divisão. Acredito que esta lei vá criar caos, vá criar divisão ao invés de progresso e união e a capacidade das pessoas de continuar a sonhar.
As pessoas são a máquina da sociedade, de comunidades, em geral. Se os sonhos das pessoas forem destruídos, então não há esperança. Não há grandes economias com pessoas com sonhos destruídos. E não acho que seja justo, não com a comunidade latina nem como qualquer pessoa no mundo. Se parar para pensar, todos os capítulos negros e trágicos da história da humanidade como o holocausto ou o genocídio armênio começaram desta forma, com leis e decretos que não consideravam os direitos das pessoas, que as colocavam de lado, e não podemos permitir que isso aconteça no século XXI. Não com os latinos, nem com os judeus, nem com os negros, com ninguém. Ninguém deve ser parado nas ruas por causa da cor de sua pele.”(Shakira)