Há alguns dias, Barranquilla possui uma gigantesca escultura em homenagem a uma das figuras mais relevantes que orgulhosamente carregou o nome da localidade colombiana. A família de Shakira esteve presente na inauguração deste monumento que presta homenagem a uma das maiores estrelas da música. A figura despertou muitos comentários, mas agora foi o próprio criador quem quis enfatizar um detalhe que havia passado despercebido para o grande público.
Yino Márquez foi o artista plástico responsável por materializar a escultura em homenagem a Shakira e, em entrevista ao Noticias Caracol, explicou vários detalhes de sua escultura. Inicialmente, ele falou sobre a saia, que, ao cair, se transforma em forma de ondas do mar e da corrente de um rio, simbolizando as origens da cantora.
No entanto, ele também falou de uma luz que colocou entre as mãos dela, um aspecto que poucos haviam percebido: “Na parte superior das mãos, vou colocar uma luz para simbolizar a transcendência, porque, se você perceber, Shakira começou no mundo da música sendo uma desconhecida, mas à medida que avançou e dedicou trabalho, esforço e disciplina, alcançou essa transcendência”.
O criador não quis detalhar quando será possível ver essa luz iluminada e se ela terá algum efeito que torne a visita dos barranquilleros (e não barranquilleros) ao monumento ainda mais espetacular.
A história de Shakira em uma estátua A artista declarou sentir-se feliz e emocionada por este espetacular monumento. “Sinto-me profundamente honrada por este reconhecimento da minha cidade natal. O fato de terem querido me imortalizar em bronze é um gesto que levarei sempre no coração. Barranquilla é e será eternamente meu lar, é a terra que me viu nascer e onde meus sonhos artísticos foram gestados”, expressou Shakira.
“No dia 02 de fevereiro de 1977, nasce de Barranquilla para o mundo: um coração que compõe, quadris que não mentem, um talento inigualável, uma voz que move multidões e pés descalços que marcham pelo bem da infância e da humanidade. Escultura de Shakira fundida em bronze, com 6,50 metros de altura, realizando sua icônica dança do ventre. O final de sua saia em alumínio simboliza as ondas do mar e do rio. Seus braços elevados e mãos entrelaçadas verticalmente representam o alcance da transcendência”, diz a placa que acompanha a espetacular escultura de Shakira.
Abaixo, você confere mais uma linda homenagem a Shakira em seu monumento em Barranquilla, feita pela dançarina Leidy Johana.