A criação da nova escultura que Barranquilla receberá em homenagem à cantautora Shakira está em ritmo acelerado.
O prefeito Jaime Pumarejo visitou o ateliê do mestre Yino Márquez, localizado no bairro 7 de Abril, para conhecer detalhes do processo de elaboração da obra, que terá mais de 6,20 metros de altura e será fundida em bronze.
“Esta escultura reconhece a artista barranquillera que deu lugar à nossa cultura no mundo. É uma obra de arte que não fica atrás de nenhuma já criada no mundo”, disse o líder distrital.
Pumarejo destacou que a estátua estará em breve em um ponto estratégico da cidade, para que todos possam apreciá-la. “Esta é uma oportunidade para que Yino e as pessoas que trabalham com ele, inclusive alunos da Escola Distrital de Arte, possam demonstrar que expressões artísticas como esta podem ser realizadas em Barranquilla, além de serem fundidas na cidade por mãos barranquilleras”, afirmou.
Yino Márquez, atual coordenador dos programas de Artes Plásticas da Escola Distrital de Arte e Tradições Populares (EDA), detalhou que a obra está com um avanço de 70%.
“Já se passaram 45 dias de trabalho. A parte de baixo está definida e estamos progredindo gradualmente nos detalhes. Após concluir a modelagem, retiramos o molde e entramos na etapa de fundição, que será realizada em ‘anéis’ para posteriormente serem unidos e finalizados”, indicou.
Márquez havia assegurado ao EL HERALDO que está tentando capturar movimento, sensualidade e musicalidade na estátua. “Isso é o que desejo representar na obra, esse é meu objetivo e espero alcançá-lo”, disse.
O processo de criação da estátua envolve também o professor Wilberto Pérez, do programa de escultura, que trabalha na EDA desde 2012, e Sebastián Yance, formado no programa de desenho em 2018.
Outros artistas que se uniram ao projeto são: Wilman Solís, responsável pela argila; Fabrizio Villareal, fundidor de bronze; Luis Riquett, assistente de fundição; Jorge de Jesús Rocha, fundidor; e Camilo Márquez, artista.