Para cada momento, há uma música da colombiana que nos guia pelos estágios do amor. Shakira tem uma música perfeita para cada uma das emoções que experimentamos na vida. Ao longo de sua carreira, ela compartilhou conosco todos os estágios de sua vida, desde o enamoramento até a maternidade e as rupturas, como a que teve com o ex-jogador de futebol Gerard Piqué. Podemos fazer um passeio por todas as suas listas de reprodução e destacar algumas músicas que descrevem os diferentes estágios do amor.
Enamoramento
O enamoramento é a parte mais nobre de todo o processo. É quando conhecemos alguém pela primeira vez e nosso coração acelera. Por isso, a primeira música que vem à nossa mente é “Me Enamoré”.
Compromisso
Depois de passar pela fase do enamoramento, onde tudo parece cor-de-rosa, começamos a ser mais sérios sobre como queremos passar nosso tempo com a pessoa que despertou tantos sentimentos em nós. Isso nos lembra a música “La Bicicleta”, que ela interpreta junto com Carlos Vives, e que também é famosa por ser a música dedicada ao seu parceiro quando estão no melhor momento do relacionamento.
Continuei a tradução dos demais estágios. Se precisar de mais alguma coisa ou quiser que eu continue, é só dizer!
Amor real
Neste ponto, chegamos à expressão mais genuína e profunda do amor. Embora tenhamos aprendido com Shakira, nunca nada se comparará ao amor que sentimos por nossos filhos. Apesar de ter uma grande variedade de músicas românticas que falam sobre relacionamentos amorosos, a que está em seu último álbum, “Acróstico”, escrita com seus filhos, é o exemplo real de um amor puro e genuíno que jamais acabará.
Desilusão
Infelizmente, assim como Shakira, todos nós já passamos por momentos de desilusão, onde idealizamos tanto alguém que acabamos por nos decepcionar. “Te felicito”, com Rauw Alejandro, é a melhor música para descrever esse sentimento, onde nos enchemos de emoções de raiva, frustração e tristeza ao descobrir a verdadeira personalidade dessa pessoa.
Transformação
Junto com a desilusão vêm as lágrimas, o coração partido e o processo de luto pelo que poderia ter sido e o que foi. No entanto, depois entramos na transformação, onde nos tornamos a melhor versão de nós mesmos. Assim como Shakira fez em sua versão com Bizarrap, ela mudou para sempre.