Há três meses, os médicos do Sutter Memorial Hospital, em Sacramento, comunicaram a família de Trejo Tilo que o rapaz provavelmente não resistiria. Ele estava na UTI lutando contra as convulsões e ligado a tubos de respiração. De acordo com a irmã do rapaz, Nelly Tilo, a família fez nesta ocasião o mesmo que fez tantas vezes antes: colocou para tocar ‘Estoy aqui’, de Shakira, e observou os resultados sem espanto: imediatamente, o rapaz começou a respirar sozinho. Depois de três minutos, mexeu as mãos.
Aos 28 anos, o Trejo possui retardo mental e paralisia cerebral, além de sofrer da síndrome de Lennox-Gastaut, uma forma grave de epilepsia. Desde cedo os médicos diagnosticaram uma morte precoce para o rapaz, mas o pop de Shakira tem o ajudado a superar as expectativas dos médicos.
O remédio milagroso foi descoberto por Nelly por acaso. Ela comprou o disco ‘Pies Descasos’ e percebeu que, ao tocá-lo, Trejo se acalmou instantaneamente. O efeito se repetiu várias vezes: bastava colocar a música de Shakira para tocar e o rosto do rapaz se iluminava com um sorriso.
Embora sejam reservados quanto ao poder curativo da música, os médicos de Trecho não negam a eficácia do procedimento: “Os médicos dizem para que levemos o equipamento de som com o Cd de Shakira cada vez que saímos de casa.”
“A música tem uma conexão direta com a parte emocional do cérebro, de forma que quando alguém escuta música da qual gosta, definitivamente há um impacto emocional”, conta uma musicoterapeuta.
“
Os médicos não nos deram nenhuma esperança, mas quando ele começou a ouvir a música, começou a reagir, fala Nelly, que acompanhará o irmão ao próximo espetáculo de Shakira na Califórnia, em outubro.
Acompanhado de outros membros de sua família, Trejo já esteve em dois espetáculos oferecidos por Shakira na cidade de St. Joseph, na Califórnia, e já está com tickets comprados para a próxima apresentação da colombiana na cidade.
Fonte: Portal Shakira e sacbee