Hoje completa treze anos que um dos principais marcos da carreira de Shakira foi lançado. O álbum intitulado ‘Laundry Service’, lançado no dia 13 de novembro de 2001 deu início ao chamado crossover da carreira da colombiana que até então possuía um visual mais despojado, longas madeixas lisas e ruivas e que dava discretos passos de sensualidade com a dança do ventre.
Shakira deu uma repaginada completa na aparência: emagreceu, pintou o cabelo de loiro e adotou um vestuário mais sexy e postura idem em suas performances, porém o ponto mais importante nessa transição foi adotar o inglês como idioma prioritário das canções do novo trabalho.
Com ajuda de Glória Stefan, Emilio Stefan e uma equipe, Shakira passou a compor e traduzir músicas para a língua inglesa, estratégia usada para atingir o mercado norte-americano, primeiramente.
Sua primeira música de trabalho dessa nova era foi Suerte, que ganhou a versão em inglês denominada Whenever Wherever, que apresenta elementos andinos e árabes, a mistura essencial de Shakira. A música fez um enorme sucesso no mundo todo, e foi incluída até na trilha sonora da novela da Rede Globo, O Clone.
O segundo single foi ‘Underneath Your Clothes’, uma balada romântica dedicada a seu ex-namorado – não somente essa música, mas o álbum praticamente todo é dedicado a ele. Nessa época, Shakira veio ao Brasil para divulgar sua nova música de trabalho, conhecendo inclusive as ex-integrantes do grupo Rouge, em formação no programa Popstars, do SBT. Elas fizeram até uma versão de Underneath Your Clothes.
Shakira lançou também, como singles: ‘The One’, ‘Que Me Quedes Tu’, ‘Objection’ e ‘Te Dejo Madrid’.
Relembre o principal sucesso que marcou o começo da nova era de Shakira, Whenever Wherever: