Shakira e Piqué são um casal extremamente midiático e todas as declarações que realizam percorrem os tabloides do mundo todo.
No dia 1 de Outubro ocorreu um reverendo na Espanha com objetivo de saber se os cidadãos eram contra ou a favor da separação e independência da região da Catalunha, que possui como capital Barcelona, cidade na qual reside Shakira, Piqué e seus filhos Milan e Sasha.
Gerard Piqué sempre se mostrou a favor dessa votação inclusive o atleta foi votar e demonstar o seu apoio, em entrevistas se mostrou emocionado com a situação política do país:
“A mensagem que envio é que, quando se vota, se pode escolher sim ou não… mas se vota. Neste país houve muitos anos, no franquismo, em que não se podia votar. Sou e me sinto catalão, e hoje mais do que nunca me sinto orgulhoso das pessoas da Catalunha pela forma maravilhosa como têm se comportado, porque não houve nenhum ato de agressão, e vieram a Polícia Nacional e Guarda Civil para agir da maneira como agiram. ”
Nesta quarta-feira (04/10) Gerard Piqué em uma coletiva de imprensa falou sobre diversas questões referentes ao referendo de independência da Catalunha, as vaias que vem recebendo de torcedores espanhóis e os comentários de ódio que enfrenta tanto de parte dos repórteres espanhóis quanto de seus seguidores nas redes sociais.
Sobre os comentários de ódio o jogador salientou:
“O diálogo aproxima as pessoas. Chegamos a um ponto em que se está radicalizando tudo. […] Há muita gente que não está de acordo comigo, mas tenho certeza que, se sentassem e conversassem comigo, ao menos respeitariam minha opinião. Poderiam não concordar, mas ao menos respeitariam”
“Não me arrependo de nada do que disse ou escrevi. Creio que estamos em um mundo em que somos todos pessoas, e as pessoas têm opiniões. É impossível todos pensarem igual. Eu vou pensar diferente de você e de muitos aqui. E, assim como tenho a opinião de que as pessoas possam votar, também respeito as opiniões de todos os outros, pois cada um tem a sua. Mediante respeito e diálogo, todos chegam a uma conclusão”, complementou.
Sobre seu posicionamento, Piqué esclareceu que sua única crença é de que o povo catalão têm de ter o direito de votar. “Eu só estou a favor de que se possa votar na Catalunha, seja pelo sim ou pelo não. Existem pessoas que pensam que não deve haver votação e eu respeito. Dentro da seleção nós falamos sobre isso também e chegamos a conclusão de que se pode solucionar, mas no fim somos apenas jogadores de futebol”, disse.
Piqué ainda afirmou que, mesmo se houver um atleta a favor da independência, ele não vê problemas que o mesmo possa atuar pela seleção espanhola. “Claro que não é o meu caso, mas um independentista poderia jogar na seleção espanhola. Se sua opinião é que a Catalunha deve ser um país independente, mas entende que a Espanha é uma grande nação, com pessoas geniais, e existe a seleção espanhola, por quê não irá jogar? Repito que não é meu caso, mas entenderia se houvesse este extremo”, completou.
O jogador também afirmou que sente orgulho de jogar pela seleção espanhola e que está triste com a forma que o povo espanhol está colocando em dúvida seu amor e compromisso:
“É impossível duvidar do meu compromisso (para com a Espanha). De minha parte, sempre dei o máximo em todos os âmbitos. Fico triste de que haja dúvida sobre meu compromisso. Sinto-me orgulhoso de formar parte de um grupo de jogadores que são únicos, e quero tentar ganhar todos os títulos que puder com eles. Então, se puder mandar uma mensagem (ao povo espanhol) é para que não duvidem do meu compromisso”, concluiu.
Shakira sempre evita fazer comentários sobre o assunto e prefere não se posicionar porém mesmo assim também acaba recebendo críticas. No ano de 2014 a cantora lançou o álbum “Shakira.” que incluía uma canção em catalão em homenagem a Piqué, “Boig Per Tu” causando grande repercussão e muitas críticas, inclusive apontando Shakira como separatista, fato que a cantora nunca comentou.
Em novembro Shakira inicia a #ElDoradoWorldTour e possui 5 datas marcadas na Espanha: 17 Nov BEC- Bilbao ;19 Nov Wizink Centre – Madrid; 23 de Nov Coliseum – A Coruña; 25 e 26 de Nov Palau San Jordi – Barcelona.
Muitos haters estão atacando o casal nas redes, esperamos que essas polêmicas não afetem a turnê e que Shakira e Piqué consigam expressar suas opiniões sem ser alvos de novas polêmicas.
Relembre a canção “Boig Per Tu”: