Shakira foi uma das pioneiras no gênero latino na década de 90, ela abriu portas para o sucesso da música latina nos Estados Unidos e no Mundo.
Quem pensa que isso aconteceu somente depois de seu crossover está enganado. Antes mesmo de cantar em inglês, o mundo já reconhecia o grande talento e genialidade da colombiana.
Em 21 de fevereiro de 2001, Shakira recebeu seu primeiro Grammy Awards na categoria Best Latin Pop Album com o MTV Unplugged, um álbum ao vivo que valoriza a versatilidade vocal de Shakira, sendo totalmente em espanhol.
Confira abaixo o discurso de Shakira ao receber o prêmio :
Eu não consigo acreditar. Ok, bem tenho tantas pessoas a agradecer mas realmente não esperava por isso, então não trouxe nenhuma lista e prometo que se eu ganhar no próximo ano vou mencionar cada um de vocês. Você sabe quem você é e eu te amo porque você tem feito muito por mim e estou muito agradecida. Mas gostaria de compartilhar este prêmio com meu amor Antônio e com meu povo latino-americano. E claro com meu país, como sempre, tudo o que eu faço vai para eles, é dedicado a eles, meu país Colômbia, que apesar da nossa realidade difícil mantemos nosso espírito alegre e vivo. Muito obrigada, eu estou muito feliz. Que viva a Colômbia! – Shakira
Ouça o incrível MTV Unplugged:
Dois anos antes, em 1999, Shakira já havia recebido sua primeira indicação ao Grammy Awards, também com uma música em espanhol, na categoria Best Latin Rock/Alternative Performance com Dónde Están Los Ladrones?
Vale lembrar, que mesmo após o lançamento de Laundry Service, em 13 de novembro de 2001, Shakira manteve sua autenticidade. A cantora explorou ritmos latinos, rock, árabe e misturou com o Pop de uma forma única. A cada novo álbum ela manteve suas origens mesmo que em inglês, além disso continuou lançando canções em sua língua materna.
O sucesso da colombiana sempre foi com muito esforço e dedicação. A cantora quebrou as barreiras linguísticas, de gênero e origem. Quem é apaixonado por música precisa valorizar o quão grande é o alcance e legado de Shakira.
Com mais de 25 anos de carreira, a estrela ainda consegue bilhões de visualizações e reproduções, realiza shows sold out ao redor do mundo, participa de eventos importantes como o Super Bowl e Final de Copa do Mundo, se tornando uma lenda viva. Inclusive, podemos falar que “O auge de Shakira sempre está adiante, porque ela sempre surpreende e conquista coisas inimagináveis até o momento”.
Confira os prêmios e indicações de Shakira no Grammy Awards:
1999 – Dónde Están Los Ladrones? – Best Latin Rock/Alternative Performance – indicação
2001 – MTV Unplugged – Best Latin Pop Album – Venceu
2006 – Fijación Oral Vol. 1 – Best Latin Rock/Alternative Album Venceu
2007 – Hips Don’t Lie (with Wyclef Jean) – Best Pop Collaboration with Vocals – indicação
2008 – Beautiful Liar (with Beyoncé) – Best Pop Collaboration with Vocals -Indicação
2018 – El Dorado – Best Latin Pop Album – Venceu
Em 2007, Shakira ao lado de Wyclef Jean performou Hips Don’t Lie no Grammy. Essa canção é um dos singles mais bem sucedidos dos Anos 2000.
Nós sentimos muito orgulho de Shakira e estamos felizes pelo grande destaque que a música latina e os novos artistas latinos estão recebendo.
GIRL LIKE ME é um hit no mundo todo! A canção gerou uma desafio viral no TikTok, o #GirlLikeMeChallenge. Até o momento, atingiu o #67 lugar na Billboard Hot 100 USA, #1 no chart Latin Airplay , o #2 lugar na França, o primeiro lugar do Itunes Latin US, #34 no Top 200 Global do Spotify, mais de 319 milhões de visualizações no Youtube e 141 milhões de reproduções no Spotify:
Ouça GIRL LIKE ME na playlist “This Is Shakira”:
Leia também:
Confira a participação de Shakira no evento solidário pré-Grammy
Camilo fala em entrevista para o Grammy o que aprendeu com Shakira
Grammy: Shakira é adicionada em playlist do Mês da História Feminina