Há exatamente dois anos, Shakira fez a alegria de 30 mil pessoas, que lotaram o Parque Simon Bolivar, para a última apresentação da El Dorado World Tour, em Bogotá, Colômbia.
A forte chuva que caiu na tarde do dia 03 de novembro de 2018, parou horas antes da cantora barranquilheira subir ao palco, por volta das 20h45.
Resistir à chuva nas filas antes do início da apresentação foi outro tributo do público a sua estrela. Shakira compensou o sacrifício no final, não só com a sua voz inconfundível e seus movimentos de cadeiras, mas também com lágrimas de emoção, para um público que prometeu nunca mais esquecer aquele momento.
Antes era a espera: uma fila de pessoas com capas de chuva. Em seguida, a emoção de chegar ao concerto e ver os instrumentos prontos e telões ovais gigantes com a hashtag #ShakiraBogota. O tempo passou e o espaço estava totalmente lotado, quando de repente surgiu ao palco o grupo Systema Solar, que começou o show de abertura às 19h25. Muitas pessoas continuaram lutando para chegar mais perto palco.
O público não queria perder um minuto do show da colombiana, que deu a volta ao mundo em 53 concertos.
Por volta de 20h30, num momento em que o público achava que ele ia começar a cantar, as luzes se apagaram e veio a grande surpresa aos que estavam ali presentes: a estréia do vídeo ‘Nada’, do álbum ‘El Dorado’, que já conta com mais de 30 milhões de visualizações.
Shakira entrou em cena às 20h45, em meio à projeção de fotos de sua infância e juventude. Com sons eletrônicos, sua versão 2018 da música ‘Estoy aquí’, um de seus primeiros sucessos, começou. Sem pausa, a música de repente se tornou ‘Dónde estás corazón’. Ao longo da apresentação, Shakira trouxe outros pot-pourri aos fãs.
O início discotequeiro também abrigava os gritos de ‘Loba’, uma canção em que uma Shakira acorrentada foi libertada para compartilhar com o público a atmosfera de festa ‘techno’.
“Minha Colômbia, que emoção, finalmente estou aqui, na minha terra, na nossa última noite dessa turnê! Mas é uma fonte de felicidade, porque chegamos juntos no final deste caminho, que começou há vários meses e termina aqui, o que começou aqui. El Dorado tem sido um obstáculo até agora, mas se pudemos alcançar a meta, foi por vocês. Nestes meses, descobri a amizade e o carinho que me deram. Eles são meu tesouro. E depois de procurar e procurar e procurar, finalmente encontrei o El Dorado”.
Em seguida, ela cantou ‘Nada’ e ‘Perro Fiel’, alternando com Nicky Jam, que apareceu no telão. Ela usou o mesmo recurso em outros duetos, originalmente gravado com artistas como Maluma, Alejandro Sanz e Carlos Vives.
O público reconheceu os sucessos de sua carreira: ‘Underneath Your Clothes’, ‘Me enamoré’, que foi dedicada ao pai de seus filhos, Gerard Piqué, em que luzes e fogos de artifício explodiram com os corações que surgiram no telão.
Em sua balada pop ‘Inevitable’, a diva abraçou a guitarra. E em ‘Chantaje’, seu dueto com Maluma, encorajou o público a cantar o refrão com ela. Shakira fez vários interlúdios com mudanças de figurino.
A introdução de ‘Suerte’ foi um vídeo alusivo à tradição Muisca: Chiminigagua e Bachue, como um símbolo de origem. E é essa música (que marcou sua transição do mercado Anglo Latino), de odalisca, vestida de ouro e preto, evidenciado pelo som e encenação, a confluência de culturas que influenciaram ela: tambores afro-caribenhos, no início, sons andinos e a dança árabe de seus ancestrais. Tudo isso sob uma chuva de confete dourado.
A lista continuou com ‘Tú’, ‘Amarillo’, onde volta a tocar guitarra de novo, com um terno diferente, ‘La tortura’ y ‘Antología’:
“A música que eu escrevi em Bogotá há 17 anos”, disse ela. Ela estaria recordando os anos em que se abriram as portas, talvez porque o passeio terminou, como disse antes, onde tudo começou. Mais tarde, muitos confessariam que não podiam deixar de chorar com ela. “Eu te amo, Colômbia, eu sempre vou lembrar deste momento”, disse ela.
https://www.instagram.com/p/BpzaFDilBj_/
Um novo e mais longo interlúdio indicava que o fechamento estava chegando. Shakira passou da balada suave ‘Toneladas’ para dançar ‘Hips Don’t Lie’, em que ele desceu do palanque para se aproximar do público, ainda abraçando seus fãs quando um de seus membros da banda lembrou ao povo: “Colômbia: Ela é sua! “Bogotá, Colômbia, que maneira de dizer isso por tanto tempo!”, Ela disse em outro momento, apontando para seus pais que estavam ali presentes:
“Mamãe, papai, nós conseguimos! Obrigado por tornar o El Dorado possível, porque vocês fizeram eu brilhar mais do que ouro. Vocês me deram a melhor turnê da minha vida. Eu nunca vou esquecer isso”.
A última música foi ‘La bicicleta’, na qual ela viajou de um lado do palco para o outro reiterando seu amor por seu país.
Com chuva de papel picado colorido e mais fogos de artifício, a El Dorado World Tour, da nossa superstar colombiana, foi encerrada.
Shakira: Setlist Parque Simón Bolívar (Bogotá)
- “Estoy aquí / ¿Dónde estás corazón?”
- “She Wolf”
- “Si te vas”
- “Nada”
- “Perro fiel”
- “Underneath Your Clothes”
- “Me enamoré”
- “Inevitable”
- “Chantaje”
- “Gods Interlude”
- “Whenever, Wherever”
- “Underwater Interlude”
- “Tú”
- “Amarillo”
- “La tortura”
- “Antología”
- “Can’t Remember to Forget You”
- “Loca / Rabiosa”
- “Bicicleta Interlude”
- “La La La (Brazil 2014)”
- “Waka Waka (This Time for Africa)”
Bis
- “Education Interlude”
- “Toneladas”
- “Hips Don’t Lie”
- “La bicicleta”