‘Precisei de terapia para gostar do meu corpo’
Não deixe as sacudidas de quadril e o abdome tonificado enganarem você – Aparentemente, Shakira tem as mesmas neuroses com seu corpo que todos nós…
Aqueles quadris infames, aquele abdome super tonificado e nem vamos mencionar aquele bumbum durinho – as bênçãos físicas de Shakira têm a habilidade de fazer os homens caírem mortos e fazem as mulheres saírem correndo para a academia.
Por isso, é uma surpresa saber que a mulher com os quadris mais hipnotizantes da musica pop só aprendeu a gostar de seu corpo depois de centenas de horas em sessões de terapia
“Entre os meus 20 e 30 anos passei mais tempo preocupada com o que não tinha do que com o que tinha”, ela fala, agora aos 33 anos de idade. “Queria ser mais alta, ter pernas mais longas, um bumbum menor e até o cabelo mais liso. Sou como qualquer mulher, nós nascemos para nos autocriticar”
Sendo a quarta artista feminina mais bem paga de todos os tempos, depois de Barbra Streisand, Madonna e Celine Dion, Shakira não é de fato igual a nós e, conforme conversamos no camarim de um estúdio de televisão em Londres, parece que sua abordagem para seus problemas com o próprio corpo também não é nada comum. Em 2001, se sentindo sufocada por seu sucesso, fama e problemas com auto-estima, ela entrou na terapia.
“Tem me ajudado muito em todos os aspectos da minha vida. Desde imagem corporal até relacionamentos”, ela explica, enquanto encolhe sua pequena figura em um sofá de couro.
“Meu terapeuta me ensinou porquê me comportar de certas formas e me ensinou também a não me sentir tão pressionada. É incrivelmente relaxante passar uma hora conversando com alguém que não se importa com como você soa”
“Tem a ver com entender a mim mesma. Às vezes falo com meu terapeuta uma hora por dia. Se tornou parte de minha rotina”
Tudo parece muito Americano e com um pouco de auto-piedade, mas Shakira insiste que funciona – ao menos para ela. Os resultados tem sido dramáticos – servindo até mesmo para salvar sua carreira – já que agora ela se sente tão confiante em seu interior quanto mostra para o exterior.
“Me tornei muito mais confiante em quem eu sou e no corpo que Deus me deu. Entre os 20 e 30 anos, as mulheres tentam ser alguém que não são e tentam se transformar em outra pessoa. Agora que estou na casa dos 30, estou muito feliz com quem eu sou”
Isso tem ficado mais evidente em seus vídeos. Na verdade, esta é uma mulher tão em paz com seu corpo (e quem pode culpá-la?) que tem extrema dificuldade em manter as roupas nele. Em She Wolf – que chegou à quarta posição no Reino Unido no ano passado – Shakira ofega dentro de uma jaula usando um maiô que dá um efeito de nú, lambe as barras, joga as pernas acima do ombro e rasteja no chão de forma provocativa. Não é de se espantar que mais de 35 milhões de pessoas tenham assistido o vídeo no You Tube.
Seu ultimo vídeo para Gypsy não é nada diferente, com Shakira figurando ao lado do campeão de tênis semi-nu Rafael Nadal. O vídeo espalhou rumores de um romance entre o casal, mas ambos negaram.
A terapia pode ter curado Shakira de suas preocupações, mas foi a guru do fitness Tracy Anderson que a ajudou a conseguir seu corpo de parar o transito. A treinadora durona usou sua mágica com Madonna e Gwyneth Paltrow e fez a mesma escultura corporal em Shakira. Pode ter certeza, os quadris de Shakira não mentem – ela trabalhou duro para esculpir suas curvas.
“Malhei muito meu bumbum para ficar assim”, Shakira diz, com uma risada. “Consegui o corpo que tenho agora com trabalho pesado e alimentação meticulosa. Me exercito todos os dias seja correndo, fazendo exercícios aeróbicos ou dançando”
Tracy também prescreveu uma dieta rígida para deixar Shakira pronta para os imperdoáveis vídeos. “Tenho sido tão, tão boazinha”, ela diz. “Cortei o óleo, como carne só uma vez por semana e basicamente me atenho a peixe grelhado e vegetais”
Seguindo os ensinamentos rígidos de Tracy, Shakira não tem contado calorias ou se pesado. Ao invés disso, ela acompanha as mudanças em sua forma física para determinar os resultados de seu treinamento.
“Não tenho me pesado em cerca de um ano, mas sei que deixei meu corpo mais seco, modelando meus quadris e meu bumbum”
O corpo de Shakira pode ter ganhado vida própria – seu bumbum com certeza tem seu próprio agente, mas não pense que isso é tudo nela.
Valendo cerca de 26 milhões de dólares, Shakira tem aproximadamente 50 milhões de discos vendidos em todo o mundo, ganhou dois Grammys e tem sua própria estrela na calçada da fama em Hollywood.
Ela é a maior estrela saída da América do Sul e não tem medo de usar seu poder e influência para fazer o bem. Ela construiu três escolas na Colômbia como parte de sua Fundação Pies Descalzos, que oferece educação a centenas de crianças necessitadas. Os planos são de tornar a iniciativa global e ela até mesmo tentou aliciar nosso Gordon Brown em um leilão para conseguir seu apoio.
Shakira também adora aprender (no momento, ela está lendo Freud) e, dois anos atrás, vestiu um disfarce e usou o codinome de Isabella para estudar história na universidade de Los Angeles.
Então há seu namorado, o empreendedor Antonio de La Rúa, 37 anos, filho do ex-presidente argentino Fernando de La Rúa. Eles se conheceram quando ela tinha 23 anos, mas, embora tenham o status de Victoria e David Beckham na América latina, os dois juraram nunca se casar.
“Nossa relação é muito romântica e quero ser a eterna namorada dele”, ela diz.
“A idéia de usar um vestido branco é muito romântica, mas a função real de um casamento é a de um contrato e isso não é muito romântico para mim. Além disso, nunca quis estar sob a pressão constante de marcar uma data. Depois do casamento, a única coisa que as pessoas querem saber é quando vai ser o divórcio.”
“Eu disse a ele: nunca vamos nos casar’. Isso torna tudo mais fácil. Ele é muito parecido comigo e entendeu o que eu queria dizer e agora nós vivemos muito livres e felizes.”
Shakira nunca escondeu seu desejo de ter filhos, mas nunca tinha se comprometido com um momento específico até agora. “Meu plano é fazer uma turnê mundial e depois pensar em ter um bebê”, ela revela. “Meu relógio biológico não está ficando maluco, mas me sinto pronta. Antonio e eu temos falado sobre isso e é o próximo passo para nós”
Diferente de muitas celebridades, Shakira consegue manter sua carreira e seus relacionamentos separados. Ela e Antonio dividem uma casa nas Bahamas e ela se esforça bastante para que o tempo que eles passam juntos seja ‘normal’.
“Eu chego em casa, desacelero, brinco com os cachorros”,ela diz.
Ela também mantém um lado de si mesma bem diferente para ele. “Estou aqui com meus saltos enormes, minha roupa apertada, meu cabelo está escovado e estou usando muita maquiagem. Para mim, é assim que eu devo estar no palco. Para o meu namorado, fico mais sensual quando estou descalça, sem maquiagem e com o cabelo enrolado”
“Ela adora que eu seja pequena e eu aprendi a adorar ser pequena”.
Como dizem por aí, as coisas boas vêm em embalagens pequenas e Shakira finalmente entendeu isso.